viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Aedes aegypti faz a festa em SC

Estado tem registros de focos em 91 municípios. Já foram notificados mais de 4,8 mil casos de dengue, dos quais 21% foram confirmados.

Aedes aegypti faz a festa em SC
Focos de larvas preocupa autoridades de SC (Foto: Divulgação/Internet)

Do final do ano passado até a semana passada, o número de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de doenças graves – dengue, febre chikungunya e zika vírus –, saltou de 11.294 para 19.415, uma evolução de mais de 70% em menos de seis meses. O número de municípios com focos também aumentou, de 150 para 183. Em alguns municípios a situação é ainda mais grave, uma vez que passaram a constar da lista de infestação, ou seja, presença muito maior do mosquito. Com a entrada de Biguaçu e Ouro Verde, agora são 91 municípios na lista de infestados, contra 72 no mesmo período de 2018. Em 2019 já foram notificados 4.808 casos de dengue no estado, dos quais 21% foram confirmados. O município de Itapema está em situação de epidemia, com a maior concentração de casos de contaminação na própria cidade (autóctones), por enquanto com 428 registros. E agora Porto Belo entrou na mesma classificação. O número de notificações de febre de chikungunya chegou a 400 do final de 2018 até a semana passada. O mais baixo é o de casos de zika vírus – 106 registros.

Convidado pelo Exército

O deputado federal Hélio Costa (PRB-SC) visitou nessa quinta-feira (13), a convite do Exército Brasileiro, as instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no município de Resende, no Estado do Rio. Ele compôs uma comitiva de parlamentares que partiu de Brasília. Costa disse ter ficado impressionado com a AMAN, criada em 1944 e referência na formação superior de oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército. Por isso mesmo a concorrência para ingressar na Academia é grande, maior até do que a USP. No concurso do ano passado foram 40.439 inscritos para 455 vagas.

Em recuperação 

Coordenador da Frente Parlamentar do Esporte, o deputado Fernando Krelling (MDB) não pôde participar da reunião do colegiado na Assembleia Legislativa na manhã dessa quinta-feira (13). Ele está em Joinville, onde convalesce de uma cirurgia na coluna. Ainda assim, enviou uma mensagem em vídeo, agradecendo a presença de lideranças do setor, que foram ao Parlamento tratar da importância do desporto escolar e da união da Secretaria de Estado da Educação e da Fesporte para colocar a ação em prática. Aproveitou para pedir aos representantes do governo que enviem para a Assembleia o Plano Estadual de Esporte e Lazer.

Substituído 

Por conta dessa mesma intervenção cirúrgica, Krelling também não pôde participar da reunião da Comissão de Finanças e Tributação, de onde a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020) saiu para ser aprovada em Plenário. Ele foi substituído na ocasião pelo colega de bancada Valdir Cobalchini.

Jovem aprendiz 

A Assembleia vai começar a discutir estratégias para melhorar o cumprimento e a fiscalização da Lei da Aprendizagem em Santa Catarina. Representantes do Ministério do Trabalho estiveram no gabinete da deputada Paulinha (PDT), que preside a Comissão de Trabalho do Legislativo, e apresentaram números estaduais: 50% das empresas de médio e grande porte do estado, que são obrigadas a contratar entre 5% e 15% de jovens aprendizes, ignoram a legislação. A parlamentar firmou compromisso de colocar o tema em debate já na próxima reunião do colegiado, na próxima semana.

Convite aceito 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, confirmou ontem à tarde ao presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC), Paulo Roberto Polli Lobo, que participará da abertura oficial do 23º Congresso Brasileiro de Economia, marcado para o mês de outubro. A expectativa é de um público de 1,5 mil economistas. Ainda existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro também aceitar o convite.

Depois da péssima repercussão com a retirada de estados e municípios do texto da reforma da Previdência, fato confirmado na leitura do relatório feita na quarta-feira (12), o relator na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), anunciou ontem que pretende "buscar entendimento" dos parlamentares a respeito da reinclusão dos dois entes federativos. Os governadores, inclusive o de Santa Catarina, Carlos Moisés, pressionaram para que a aplicação das novas regras de aposentadoria fossem aplicadas também para servidores estaduais e municipais, mas de nada adiantou.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Aedes aegypti faz a festa em SC

Enviando Comentário Fechar :/