viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Ano bom para o comércio de SC?

Acesse a coluna Pelo Estado e fique por dentro das principais informações de Santa Catarina.

Ano bom para o comércio de SC?
(Foto: Thiago Pereira)

Pelos dados que a Fecomércio-SC divulgou nesta sexta-feira (04), 2019 vai ser um ano melhor. O primeiro indicativo disso veio com as vendas de Natal. Pesquisas feitas pela entidade em sete municípios - 402 empresários de Florianópolis, Chapecó, Joinville, Itajaí, Blumenau, Lages e Criciúma - mostraram que o custo médio das compras aumentou 12,6% em relação a 2017, passando de R$ 317,33 para R$ 357,40. Por outro lado, o faturamento ficou praticamente estável, com alta de apenas 0,2% sobre 2017, ainda que na comparação com outros meses do mesmo ano a variação tenha sido positiva em 22%. O presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, lembra que o Natal é a data mais lucrativa do ano para o varejo e que o volume de vendas em Santa Catarina é positivo desde maio do ano passado. "Mas não atingiu os níveis pré-crise. Por isso, mesmo com a alta no gasto das famílias no Natal, o caixa ainda não recuperou a receita", afirma. O otimismo dos empresários pode ser percebido também pelo aumento no número dos que contrataram empregados temporários para o período. Em 2016 o índice foi de 31,5%, chegou aos 32,7% em 2017 e aos 33,3% em 2018. A expectativa de Breithaupt é que a combinação de fatores como melhor distribuição de renda, desemprego menor e diversificação econômica do estado contribua para melhorar a situação do varejo catarinense em 2019. Mas, para ele, tudo vai depender mesmo é das reformas que dependem da esfera federal, como a tributária.

Surpresa!

O governador Carlos Moisés surpreendeu servidores do Centro Administrativo na tarde desta sexta-feira (4), com uma visita às repartições das secretarias da Casa Civil, Fazenda e Desenvolvimento Econômico Sustentável. No começo da tarde, o novo chefe do Executivo estadual deixou o seu gabinete e iniciou o roteiro, circulando por diferentes diretorias e conversando com os funcionários. A cortesia animou os servidores, que puderam conhecer um pouco melhor o governador que comandará o Estado até 2022. De sua parte, Moisés disse que "olhar nos olhos das pessoas diz muito sobre onde podemos melhorar e fortalece o nosso compromisso com uma gestão transparente".

"Todos vão ter que contribuir um pouco para a reforma (da Previdência) ser aprovada. O que pretendemos é, ao você botar no plano a reforma, passar um corte até 2022. Essa é a ideia inicial. Aí seria aumentar para 62 anos homens, e 57, mulheres, não de uma vez só, um ano a partir da promulgação e um ano a partir de 2022"

Presidente Jair Bolsonaro sobre a reforma da Previdência

Moeda de troca

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), tem conquistado apoio de diferentes partidos para sua reeleição justamente ao acenar com maior celeridade para a reforma da Previdência. Nessa sexta-feira (4), o governador de São Paulo, João Dória, anunciou apoio a Maia em nome do PSDB. O próprio Bolsonaro estaria simpático à reeleição de Maia, mas pediu que os membros do governo não se posicionem ainda. Quer ter maior clareza de quem pode ajudar mais nas tramitações dos projetos de interesse do governo.   

Efeito ioiô

Na pressa de exonerar comissionados, o governo Moisés acabou cometendo alguns erros. Pelo menos cinco pessoas que atualmente trabalham para o Estado como comissionadas, todos da Secretaria de Comunicação (Secom) foram exoneradas em um dia e chamadas de volta no outro. Imagina o susto!

Falando nisso... 

Na sexta-feira ássada foi anunciado o nome do novo responsável pela empresa de promoção de turismo do Estado, a Santa Catarina Turismo (Santur). Em plena temporada de verão, período de maior número de visitantes por aqui, o comando da empresa passa para Tiago Savi. O nome de Savi segue a linha de só chamar técnicos. Ele é graduado em Turismo e Hotelaria, com especialização em Gerenciamento de Projetos, além de mestre e doutor em Administração.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Ano bom para o comércio de SC?

Enviando Comentário Fechar :/