quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Após ruas serem alagadas e até mesmo interditadas, comitê aprova abertura da Barra de Ibiraquera

Procedimento deverá ser realizado nesta quinta-feira (18); dos doze votos, oito foram favoráveis pela abertura do canal.

Após ruas serem alagadas e até mesmo interditadas, comitê aprova abertura da Barra de Ibiraquera
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbituba)

Por oito votos a quatro, o comitê, que é formado por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, dos pescadores, dos empresários, dos esportistas e do Poder Público, decidiu pela abertura do canal que liga a Lagoa de Ibiraquera ao mar.

O assunto voltou à pauta de discussões porque o excesso de água na lagoa já provocou o transbordamento nas ruas do bairro. Inclusive, algumas vias já foram interditadas por medida de segurança.

“O nível que está hoje já pode ser considerado caótico, quase ao ponto da abertura pela Defesa Civil. Além disso, ambientalmente, a abertura da barra é necessária para a renovação das águas e para a entrada de peixes e larvas de camarão”, disse o Secretário do Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza.

No encontro, realizado na sede da Colônia de Pescadores Z-13, na tarde desta segunda-feira (15), e que contou com a presença do Comandante da Polícia Militar de Imbituba, Major Daniel Nunes, os representantes do comitê definiram que a ação mecânica será realizada na próxima quinta-feira (18) e contará com o apoio dos órgãos de Segurança Pública.

“Em situações como essa, em que a cheia afeta o descolamento das pessoas, nós precisamos pensar na coletividade. Não se trata só do turismo ou só dos pescadores, o comitê precisa analisar a situação de todos”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Genovez Ferreira.

O Secretário de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Evaldo Espezim, complementou o discurso da colega dizendo que, para o assunto em questão, é necessário estar acima do interesse ou pensamento pessoal.

Durante a reunião, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, Gilberto Pereira, lembrou que, no último fim de semana, por conta da cheia na lagoa, a água invadiu as estradas, seis carros ficaram boiando e os motoristas precisaram de socorro.

O Analista Ambiental do ICMBIO, Ronaldo Costa, condutor da reunião que culminou com a decisão pela abertura da barra, disse que posição do comitê respeita os critérios definidos de forma participativa e democrática. “O processo acordado foi respeitado, com os critérios cumpridos e a decisão de abrir deve-se à necessidade de atender as demandas da infraestrutura no entorno na lagoa”, enfatizou Ronaldo Costa.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Após ruas serem alagadas e até mesmo interditadas, comitê aprova abertura da Barra de Ibiraquera

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Marques

Maria Marques

Falam só das ruas alagadas. Mas tem as fossas próximas a lagoa. A máquina de lavar roupas não dá para usar. A louça lavada em bacias. Mas isto não é nada perto de quem não pode nem usar o banheiro. Nunca vi a lagoa tão cheia. Os órgãos responsáveis não podem deixar chegar nesta situação. Chega de interesse pessoais como foi citado a cima
★★★★★DIA 16.04.19 18h39RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/