quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Baleia é avistada em praia da região e pode sinalizar a chagada das Francas

Moradora registrou o momento em que o mamífero saltou próximo à praia.

Baleia é avistada em praia da região e pode sinalizar a chagada das Francas
Moradora de praia da região fotografou pulo de uma baleia (Foto: Gianna Moritz/Divulgação)

Uma baleia foi avistada nesta semana na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Segundo o Instituto Australis, não é possível confirmar se é ou não um mamífero da espécie Franca, mas é nesta época que elas costumam aparecer.

O flagra foi feito pela moradora Gianna Moritz. Ela conseguiu fotografar o momento em que o animal saltou, bem próximo à praia. De acordo com biólogos do Instituto Australis, pela imagem, não dá para ter certeza se é ou não uma baleia-franca. No entanto, as Francas já foram avistadas nos mares da Argentina e no Uruguai.

Ano passado, por exemplo, uma baleia da espécie foi vista em Vila Velha, no Espírito Santo, em 16 de maio. Entretanto, em Santa Catarina, berçário natural das baleias, a primeira avistagem foi no dia 7 de junho, na Praia do Mar Grosso, em Laguna.

Depois dessa data, uma mãe e seu filhote foram avistados na praia da Gamboa, em Garopaba, no dia 21 de junho. A baleia registrada na praia garopabense é velha conhecida dos biólogos do Instituto Australis. O animal, identificado como Zimba, está no Catálogo Brasileiro de Foto Identificação das Baleias-francas. Ela é vista na região desde 2006.

No ano passado o Litoral catarinense registrou número recorde de baleias. O mês de setembro é quando mais baleias são vistas nas praias da região. Ainda de acordo com o Instituto Australis, não é possível prever o número de baleias que virão este ano, já que diversos fatores podem influenciar, inclusive na data de chagada. Mas, uma coisa é certa. Quanto mais alimento disponível, mais baleias podem migrar para áreas de reprodução. Em 2011, ano em que registramos o segundo maior número de baleias em nosso litoral, a primeira avistagem da temporada foi em 7 de julho.

Com informações do Instituto Australis

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Baleia é avistada em praia da região e pode sinalizar a chagada das Francas

Enviando Comentário Fechar :/