viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Bandeira lilás na Praia do Centro indica presença de água-viva

Corpo de Bombeiros orientam banhistas em locais com maior incidência do animal, sinalizando com bandeira lilás. Os alertas são fixados junto às bandeiras de indicação da condição do mar.

Bandeira lilás na Praia do Centro indica presença de água-viva
Na foto, bandeira lilás indicando ponto com presença de águas-vivas e bandeira vermelha alertando para local perigoso, que deve ser evitado mergulho (Foto: Irani Feliciano / Garopaba SC Notícias)

Quem frequentou a Praia do Centro, em Garopaba, nos últimos dias, pode perceber a sinalização de bandeiras lilás. A indicação, que vem acompanhada das bandeiras que indicam a condição do mar, alertam os banhistas para a presença de águas-vivas.

Leia também: Sol predomina até o fim do ano em Garopaba e região

No entanto, apesar do alerta, não há motivo para pânico e as bandeiras justamente vêm para alertar os banhistas em evitar os pontos com maior incidência do animal. Além disso, os frequentadores também devem se atentar para as bandeiras que indicam a condição do mar.

A bandeira verde informa que se pode nadar e tomar banho com poucos riscos e assistência disponível de guarda-vidas, mas sempre cumprindo as regras de segurança e recomendações para o local.

A bandeira amarela indica a presença de correntes marítimas fortes e significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não recomendado nadar neste local, mesmo com a presença dos guarda-vidas.

A bandeira vermelha mostra que o mar está perigoso e que se deve evitar nadar e até mesmo entrar na água. O local segue monitorado pelos guarda-vidas.

O projeto do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que começou em 2017, conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A orientação dos guarda-vidas é que os banhistas fiquem atentos à sinalização dos postos de guarda-vidas. Se houver uma bandeira lilás hasteada é sinal de ocorrência de água-viva naquela praia.

O que fazer em caso de queimaduras com águas-vivas:

Em caso de queimaduras por águas-vivas o melhor a fazer, quando possível, é procurar um posto de guarda vidas mais próximo. Lá você receberá todas as orientações.

Evite coçar a área atingida ou colocar água doce.

O indicado é borrifar vinagre na lesão, o que neutraliza o efeito das toxinas liberadas no contato com o animal.

Em casos mais graves é necessário encaminhamento hospitalar.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Bandeira lilás na Praia do Centro indica presença de água-viva

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rubens Olsen

Rubens Olsen

Parabéns pela iniciativa
★★★★★DIA 28.12.19 12h14RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/