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Câncer de mama: alimentação saudável e o consumo de água são determinantes na prevenção

Na coluna Bem Estar desta semana Glauco Rocha fala sobre o câncer de mama, doença que acomete milhares de mulheres e homens no Brasil. No mês de conscientização, o profissional aborda algumas formas de prevenção da doença.

Câncer de mama: alimentação saudável e o consumo de água são determinantes na prevenção

Na coluna Bem Estar desta semana Glauco Rocha fala sobre o câncer de mama, doença que acomete milhões de mulheres e homens no Brasil. No mês de conscientização, o profissional aborda as principais formas de prevenção da doença.

Com a campanha do outubro rosa, muitas pessoas começam a se interessar pelo assunto e pesquisar sobre maneiras de evitar o câncer de mama. Mas o que é importante ressaltar é que a alimentação e o consumo regular de água são partes fundamentais da estratégia de prevenção.

O tumor de mama é o que mais acomete mulheres no mundo todo. No entanto, a doença também pode acometer homens e mulheres jovens. Há inúmeros registros de adolescentes com displasia e cistos. A origem disso está, certamente, no estilo de vida, que inclui a baixa ingestão de água de qualidade, uso de alimentos de baixo valor nutricional, como refrigerantes que acidificam o corpo, e por aí vai!

O assunto é muito sério. Só no Brasil, em 2018, são esperados mais de 59 mil novos registros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas longe de falar de doença, vamos falar da prevenção, porque esta é a ideia do outubro rosa.

Como prevenir?

Desde cedo, principalmente os pais, devem dar exemplo de uma nutrição e hidratação adequados. Se desejam que seus filhos tenham boa saúde, eles precisam nos ver cuidando da saúde.

Uma alimentação balanceada, sem excesso de açúcares e alimentos industrializados, precisa ser sugerida por um Nutricionista, e acreditamos que seja necessário uma suplementação desde cedo na vida, como sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na pirâmide alimentar.

Uma coisa importantíssima: a água. O que você usa para limpar a casa e o carro? ÁGUA. E o corpo do lado de fora ao tomar banho? ÁGUA!! E o que você usaria para limpar o corpo por dentro? ÁGUA!!!

Se você é daqueles que diz que se hidrata bem porque toma chás e sucos o dia inteiro, abra o olho. Tudo que tem cheiro e sabor é tratado pelo organismo como alimento. Para retirar água desses derivados o corpo consome água para metabolizar estas substâncias. Então, lembre: água é água!

Procure se hidratar bem mesmo no inverno ou períodos frios e úmidos.

Se o assunto é prevenção, está aí a melhor forma: manter o corpo limpo por fora e por dentro, tendo as melhores das condições para funcionar bem.

Sugestão da OMS: “mínimo” de 30ml/kg diariamente. Isso significa que uma pessoa com 60kg precisa tomar o mínimo de 1,8l de água por dia! No mínimo! Não se assuste com a quantidade. São 9 copos de água por dia apenas. 3 pela manhã, 3 a tarde e 3 até a hora de dormir.  Até uma pessoa que precise tomar 3 litros por dia são apenas 15 copos de água por dia (copo de 200ml).

Enfim, se cuidar para prevenção é simples e barato. E está em nossa decisão se cuidar melhor. Sempre faça seus exames e procure orientação médica para saber as condições de seu corpo. Cuide dele porque ele cuida de você!

Boa saúde!

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