viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Celesc obtém mais de 270 milhões de dólares do BID

Confira os destaques da coluna Pelo Estado desta quinta-feira (1º).

Celesc obtém mais de 270 milhões de dólares do BID
(Foto: Douglas Saviato/Secretaria de Articulação Nacional)

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, liderou uma comitiva da empresa para a assinatura, ontem, em Brasília, de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um financiamento de 276 milhões de dólares, valor eu equivale a 60% dos investimentos previstos para os próximos cinco anos da companhia. De acordo com informações da empresa, o valor será aplicado na construção e melhoria do sistema elétrico catarinense até 2022 - 20 novas subestações; ampliação de 31 subestações já em operação; instalação de 342 quilômetros de novas linhas de distribuição; aquisição de equipamentos, materiais e recursos para áreas de automação e Tecnologia da Informação. A soma de todas essas ações levará a Celesc a um ganho operacional de 20% no estado. O documento foi assinado por Cleverson e Hugo Florez Timorán, representante do BID no Brasil, em ato acompanhado pelo chefe de Operações do BID e especialista em energia, Arturo Alarcón, pela procuradora-Geral Adjunta da Consultoria Fiscal e Financeira, representante da União, Ana Paula Lima Vieira Bittencourt, diretores da Celesc e políticos catarinenses.

Juros abusivos

Celesc obtém US$ 276 milhões do BID

A Defensoria Pública de Santa Catarina presta assistência jurídica e orienta cidadãos sobre uma grande gama de assuntos. Mais de 65% dos atendimentos jurídicos realizados pelo órgão referem-se a causas cível, de família e da infância e juventude. E nas causas cíveis vêm ganhando destaque as ações contra juros abusivos em empréstimos bancários. As mais comuns são defesa em cobrança de financiamentos de veículos populares, pedidos de limitação de juros em percentual do salário mínimo para garantir a subsistência do assistido e ações para impedir a penhora de salário e da residência (único imóvel) do assistido. Outra área de muita demanda é a tributária. Os casos mais comuns que aparecem na Defensoria Pública são pedidos de isenção de IPTU para pessoas de baixa renda.

"Os secretários atuais têm muitas contribuições a dar. E esse conhecimento é um capital também do servidor público que trabalha em cada secretaria. É natural a troca de pessoas de um governo para outro."
Governador eleito Comte. Moisés, sobre o período de transição, que começou já na segunda-feira (29).

É de olho nas contribuições que os atuais secretários de Estado têm a dar, como disse na frase acima, que o governador eleito, Comte. Moisés, acompanha de perto todas as reuniões entre as equipes. Na segunda-feira (29), ele conversou com o governador Eduardo Moreira. Na terça, recebeu informações sobre a Secretaria da Fazenda. E ontem a reunião foi na Secretaria da Administração.

Ele nega Julio Garcia, deputado eleito pelo PSD, é um dos nomes mais apontados para assumir a presidência da Assembleia no ano que vem. Ontem, por telefone, ele disse à Coluna Pelo Estado que "ainda não está tratando desse assunto". E adiantou que presidência da Assembleia é pauta para reuniões na semana que vem.

O deputado estadual eleito com o maior número de votos, Ricardo Alba, do PSL, é outro nome que desponta para o comando do Legislativo, justamente pela votação que obteve. Pelo whatsapp respondeu: "Ainda estamos conversando...nada definido...". Assim mesmo. Cheio de reticências.

Firme

O deputado Gelson Merisio, que concorreu ao governo do Estado pelo (PSD), não quis saber de folga. Tem comparecido às sessões legislativas na Assembleia, recebido visitas e mantido o encaminhamento de projetos de sua autoria. Continua na presidência do PSD-SC - em maio seu mandato foi prorrogado até o dia 25 de julho de 2019 -, mas, sem cargo no próximo ano, volta se dedicar às atividades privadas.

A catarinense Sadenco, criada em 1994 e líder no segmento de operação de redes de iluminação, foi adquirida pela Engie. O executivo Maurício Bähr justificou o negócio, cujo valor não foi divulgado, como uma oportunidade para ampliar o leque de soluções do grupo para Cidades do Amanhã. A Sadenco também será importante na estrutura da Engie para alavancar negócios por meio de parcerias público-privadas de iluminação pública.

Estratégia

3Ds Em Santa Catarina a Sadenco tem bases em Blumenau, Joinville, São José, Palhoça e Itajaí, além da sede, em Florianópolis. Fora do estado, atua em Santos (SP) e em Porto Alegre (RS). De acordo com Bähr, a equipe de 140 pessoas da Sadenco deve ser ampliada. Ele ainda afirmou que a aquisição está alinhada com os pilares estratégicos do grupo no mundo os 3Ds : descarbonização, descentalização e digitalização.

Pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que a lentidão na solução dos problemas é a principal reclamação dos clientes de banda larga fixa no país. No próximo dia 10, segundo sábado de novembro, Florianópolis recebe gestores de provedores regionais de internet no ISP Next Summit. Um dos objetivos é justamente debater a inovação no atendimento como forma de criar experiências positivas aos usuários. Os prestadores de pequeno porte já são o terceiro maior mercado de banda larga no país, atrás apenas de Claro e Vivo.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Celesc obtém mais de 270 milhões de dólares do BID

Enviando Comentário Fechar :/