viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Comunidade da Grama convoca reunião para discutir fechamento parcial do acesso de carros na Praia do Ouvidor

Decisão de fechamento parcial não ouviu representantes da comunidade, elencados na comissão tripartite, criada em outubro de 2016, destinada a discutir o acesso de veículos na orla da praia e na elaboração de um Planejamento Estratégico Sustentável e Participativo.

Comunidade da Grama convoca reunião para discutir fechamento parcial do acesso de carros na Praia do Ouvidor
Fechamento parcial do acesso de carros na Praia do Ouvidor deixou comunidade local preocupada (Foto: Magali Borges)

A decisão do fechamento parcial do acesso de carros na orla da Praia do Ouvidor, no Bairro Grama, extremo Sul de Garopaba, deixou a comunidade local inquieta. Receosos quanto aos prejuízos econômicos e aos transtornos desta ação durante a temporada de verão, os moradores convocaram uma reunião, que lotou a sede da Associação Comunitária Ibiraquera Gramense, na última quarta-feira (26).

Com uma comissão organizada desde 1995, os moradores foram pegos de surpresa e se sentiram ignorados ao não serem chamados para a tomada de decisão e só terem ciência do fato por meio da imprensa local. Além disso, em outubro de 2016, foi realizada uma reunião e apontados os principais problemas da praia, incluindo a falta de estacionamento e acesso de carros na orla. Na época, foi criada uma comissão tripartite com integrantes do Executivo, Legislativo e da comunidade, que, até então, seria responsável pela elaboração de um Planejamento Estratégico Sustentável e Participativo. Na ocasião, Nilton Raupp (MDB), vice-prefeito eleito, que recém havia ganhado as eleições ao lado de Sérgio Cunha (PSD),  representou o Executivo municipal. No entanto, na reunião desta semana, Sérgio Cunha esteve presente e disse não ter conhecimento da comissão nem do projeto de estacionamento sugerido pela comunidade.

Releia matéria publicada em outubro de 2016: Comunidade discute acesso de carros na praia

Vale lembrar que a reunião que motivou o acordo foi convocada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), órgão que pede o cumprimento de uma Lei Federal que proíbe o trânsito de veículos automotivos em praias. Logo, a solução encontrada pela gestão municipal para evitar o fechamento total da praia nessa temporada foi o fechamento parcial do acesso à orla, considerado pelo prefeito como uma “conquista”. Além do Executivo e do MPSC, assinaram o acordo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. Durante o encontro, o alcaide municipal se comprometeu em levar as propostas da comunidade para uma próxima reunião com o MPSC para encontrar uma solução para o problema da superlotação e dos crimes que vem sendo cometidos na praia. Na temporada passada, em um único dia, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), registrou mais de dois mil veículos estacionados na Praia do Ouvidor.

“Não podemos tirar um direito da população que é o acesso a toda extensão da praia sem o mínimo de planejamento e de estrutura. É uma falta de comunicação e até de respeito com que vive aqui, é preciso organizar as coisas de forma participativa”, defendeu o advogado Amauri Cardoso, representante jurídico da associação.

A comunidade tem uma proposta de criação de um estacionamento atrás dos ranchos de pesca, mas a ideia ainda precisa de consulta aos órgãos ambientais e da União, já que a área é de propriedade da Marinha.

Ainda durante a reunião, o prefeito reiterou que já existe um projeto para conclusão da pavimentação da estrada que dá acesso à praia. O futuro calçamento terá 14 metros de largura, permitindo o estacionamento em 45 graus na via. A ideia da gestão municipal é iniciar a obra em 2019.

Além do prefeito e da comunidade, também participaram da reunião o secretário de Turismo Jackson Sena, o diretor de Esportes Jean Ricardo, o comandante da PM de Garopaba Tenente Israel Nascimento Damázio, o vereador Luiz Antônio de Campos (PSB) e o presidente da Jovino Rodrigues de Souza.   

Colaboração: Jornalista Glaucia Damázio, Jornal Praia do Rosa (PDR)

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Comunidade da Grama convoca reunião para discutir fechamento parcial do acesso de carros na Praia do Ouvidor

Enviando Comentário Fechar :/