brde

BRDE

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Garopaba

Mulher teve coleta feita em casa dia 20 de março após sintomas respiratórios. Caso havia sido contabilizado em Paulo Lopes, município onde a paciente já havia residido.

Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Garopaba
(Foto: Reprodução/Internet)

Foi confirmado na noite desta quinta-feira (2) o primeiro caso de Covid-19 em Garopaba. Trata-se de uma mulher, que não teve a idade divulgada. A paciente apresentou sintomas respiratórios no último dia 20 e teve coleta realizada em casa. O caso foi divulgado pelo governo do Estado como sendo de Paulo Lopes, em razão da paciente já ter residido lá.

Com a confusão, em decorrência do cadastro do Cartão do SUS estar desatualizado, a Secretaria de Saúde de Garopaba só teve acesso ao resultado por volta das 20h30, após o caso já ter sido divulgado pela secretária de Saúde de Paulo Lopes como não sendo daquele município.

No boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde de Garopaba esse caso não apareceu entre os suspeitos, havia apenas outros dois: uma paciente que estava internada no Hospital São Camilo, em Imbituba, e um outro paciente que estava internado no Hospital Socimed, em Tubarão. Ambos receberam alta, estão sendo acompanhados e aguardam o resultado dos testes. Os casos monitorados e acompanhados também não foram divulgados.

Segundo a nota enviada nesta noite que confirmou o caso positivo ao Novo Coronavírus, o fato desta paciente não estar no boletim é em razão de alterações nos critérios de testagem, “...o Laboratório Central (LACEN), mudou os critérios para casos a serem analisados, não considerando prioridade a testagem de casos não graves. Sendo assim, o paciente passou a ser considerado sintomático e não suspeito.”

Leia íntegra da nota

A Secretaria de Saúde de Garopaba informa que no dia (20/03), foi coletada uma amostra de paciente em domicílio com sintomas respiratórios. Nesse mesmo período o Laboratório Central (LACEN), mudou os critérios para casos a serem analisados, não considerando prioridade a testagem de casos não graves. Sendo assim, o paciente passou a ser considerado sintomático e não suspeito. Com o reforço no recebimento de matéria prima para análise, felizmente todos os materiais foram analisados e na noite desta quinta-feira (02/04), recebemos o resultado positivo para COVID-19. Vale destacar, que por questões de desatualização cadastral no Cartão do SUS do paciente, o município de origem do cadastro foi informado anteriormente ao nosso, por esta razão só tivemos acesso ao resultado agora as 20h30min. Fique em casa, o isolamento é a melhor forma de prevenir essa doença.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Garopaba

Enviando Comentário Fechar :/