viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Conta de água ficará mais barata para metade dos catarinenses

Unidades que consomem até 7 metros cúbicos de água por mês terão redução de até -35% na conta.

Conta de água ficará mais barata para metade dos catarinenses
Casan tem 140 dias para implantar nova cobrança nas contas de água (Foto: Thiago Pereira)

A conta de água vai ficar mais barata em Santa Catarina. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Público do Estado (Aresc), 51% dos usuários do Estado, o que corresponde a 506.137 unidades residenciais, com consumo médio de até 8 metros cúbicos por mês, terão direito à redução. A baixa nos valores tem relação com um novo modelo tarifário da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan), apresentado na semana passada.

O novo modelo prevê a substituição de uma tarifa mínima (reajustada em R$ 45,19) por uma tarifa base menor (R$ 29,49), acrescida de uma cobrança proporcional ao valor gasto por metro cúbico. Essa medida beneficiará principalmente os usuários que utilizam de 0 a 7 metros cúbicos de água por mês.

De acordo com a Aresc, para esse público, a redução na conta poderá variar de -35% a -4%. Por outro lado, para outras 493.449 unidades (49%) a conta ficará mais cara. O acréscimo vai variar entre 4% a 10%.

Os cálculos serão aplicados aos usuários dos 195 municípios atendidos pela Casan. A nova estrutura tarifária deverá entrar em vigor em 140 dias. As cidades onde o abastecimento não é da Casan também acompanharão a mudança, mas nesses casos ela levará mais tempo, pois a Aresc ainda trabalha na revisão tarifária das demais companhias.

A Aresc esclarece que essa alteração busca atender uma decisão da Supremo Tribunal Federal (STF) que, desde 2011, proibiu a cobrança da taxa mínima para os pequenos consumidores.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Conta de água ficará mais barata para metade dos catarinenses

Enviando Comentário Fechar :/