viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Decretada situação de emergência em SC

Decreto, que deve ser publicado nesta quarta-feira (18), proíbe a realização de eventos pelos próximos 30 dias, e determina o fechamento por sete dias de shoppings, restaurantes, comércio em geral, além da entrada de novos hóspedes na rede hoteleira. Transportes intermunicipais e interestaduais também devem ser suspensos.

Decretada situação de emergência em SC
Situação de emergência foi anunciada em Coletiva realizada nesta terça-feira, em Florianópolis (Foto: Frame/Transmissão YouTube)

O governador do Estado, Carlos Moises da Silva, decretou, no fim da tarde desta terça-feira (17), situação de emergência, em todo o Estado de Santa Catarina, por causa da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada durante entrevista coletiva, após a confirmação de que há casos de transmissão comunitária da doença no Sul do estado. O decreto proíbe por 30 dias a realização de eventos no estado, independentemente da quantidade de pessoas, os serviços de transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual durante sete dias, como regime de quarentena.

Leia também: Prefeitura antecipa suspensão das aulas para esta quarta-feira (18)

As novas regras passam a valer assim que o Decreto for publicado, tudo indica que a partir desta quarta-feira (18). O texto determina o fechamento por sete dias de atividades não essenciais, como academias e comércio em geral, e proíbe a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro pelo mesmo prazo. Os serviços considerados essenciais, como os funerários, de saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água, serão mantidos.

As medidas, segundo o governador, são em razão de evitar que o vírus se prolifere de forma acelerada, tendo em vista a confirmação de transmissão comunitária, identificada na região de Tubarão. Calcula-se que, se medidas não forem tomadas, em poucos dias o Estado registre mais de dois mil casos.

“É possível que alguns de nós já tenhamos positivado, mesmo sem sintomas. Não temos um número exato do problema que vamos enfrentar. Queremos agora diminuir o número de transmissão”, destacou Moisés.

A transmissão comunitária ocorre quando há transmissão do vírus entre a população, sem ser possível identificar a origem do contágio. 

Principais pontos do Decreto que deve ser publicado nesta quarta-feira (18)

  • Suspende por 7 dias: circulação de veículos de transporte intermunicipal e interestadual; atividades e serviços privados não essenciais como academias, shoppings, restaurantes  e comércio em geral
  • Atividades e serviços públicos não essenciais no âmbito municipal, estadual e federal
  • A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro (tem portaria específica)
  • Mantém o que é essencial: serviço de saúde, funeral, postos de saúde, supermercados, farmácias, postos de combustíveis e distribuidores de gás e água
  • Suspenso eventos públicos de qualquer natureza, incluindo público ou privado, cursos presenciais, excursões, cultos religiosos e missas
  • Determina que pequenas aglomerações não sejam realizadas,  qualquer reunião de público, mesmo reuniões de até 100 pessoas (aqui envolve todo tipo de evento/encontro, qualquer público e qualquer número de pessoas, ele citou até festas de aniversário)
  • Indústrias deverão operar com a capacidade mínima necessária

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Decretada situação de emergência em SC

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Thales Souza

Thales Souza

Em caso de trabalharem internamente o comércio de tecidos e roupas. minha esposa esteve em uma reunião hoje e a gerente decidiu trabalhar internamente ou ficar em casa e ser descontada das horas ou das férias isto está correto?
★★★★★DIA 18.03.20 15h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Raquel Cipriano

Raquel Cipriano

Parabéns ao governador, temos que nos precaver, porque a situação é muito séria.
★★★★★DIA 18.03.20 07h37RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/