viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Devido ao calor, Celesc registra recorde histórico de demanda no sistema elétrico em SC

Pico de mais de 4,8 mil MW foi registrado na quarta-feira (12), um dos dias mais quentes de 2018.

Devido ao calor, Celesc registra recorde histórico de demanda no sistema elétrico em SC
Ar condicionado (Foto: Thinkstock/Thinkstock)

A semana passada registrou as temperaturas mais quentes deste ano no Sul do país. Em várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul os termômetros marcaram mais de 40 graus. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, por exemplo, a sensação térmica foi de 45 graus, na última quarta-feira (12).

Tanto calor fez com que as pessoas recorressem ao ar condicionado ou utilizassem o equipamento na mais alta potência. Essa prática, aliada aos sistemas de refrigeração do comércio, favoreceu para um recorde histórico de demanda de energia em SC. Na última quarta-feira, às 15h, a quantidade de energia exigida no Estado foi de 4.826 MW, valor 1,4% superior ao recorde anterior de 4.760 MW, registrado em 20 de fevereiro de 2017, no mesmo horário.

"Esse valor pode ser superado na semana que vem ou durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019, podendo se aproximar de 5 mil MW, dependendo da temperatura ambiente verificada e do retorno da atividade econômica", alerta André Konig, gerente da Divisão de Pré-Operação do Sistema Elétrico da Celesc.

Grande demanda de energia nesta época do ano não é comum. Geralmente o sistema da Celesc costuma exigir maior quantidade de energia no primeiro trimestre do ano. "Em um histórico de 12 anos isso só foi registrado duas vezes, mas já estamos trabalhando com um cenário de temperatura mais elevada para o próximo período de verão em relação aos anteriores", afirma Gustavo Cavalcante, gerente do Departamento de Comercialização de Energia da companhia.

A distribuidora realiza diariamente, a cada 30 minutos, aferições no sistema que servem com indicador do comportamento do mercado. Esses dados servem como base para o planejamento de todas as obras de ampliação e manutenção do sistema elétrico.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Devido ao calor, Celesc registra recorde histórico de demanda no sistema elétrico em SC

Enviando Comentário Fechar :/