viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

DIVE confirma morte por meningite em Imbituba

Adolescente de 12 anos estudava na rede estadual de ensino, em Imbituba.

DIVE confirma morte por meningite em Imbituba
Adolescente estava internada no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis (Foto: Divulgação)

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira (18) a morte de uma estudante, de 12 anos, moradora de Imbituba, por meningococcemia. A doença é uma forma extremamente grave de disseminação da bactéria por todo o organismo, causando manchas pelo corpo e podendo levar rapidamente ao óbito.

Equipes da DIVE/SC estão em Imbituba reunidos com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, de Educação, Regional de Saúde e pais de alunos para repassar orientações e definir outras medidas de prevenção. Todas as escolas das redes municipal e estadual de Imbituba estão fechadas e os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) que estavam sendo realizados na cidade foram suspensos. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados.

De acordo com a DIVE/SC, a paciente era de Imbituba, estava internada em Florianópolis e veio a óbito no último domingo, 16 de junho. A meningococcemia foi diagnóstica pelas características clínico-epidemiológicas da paciente, mas o resultado do exame que vai identificar o agente causador está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). A Diretoria ainda aguarda o resultado previsto para esta quarta-feira, 19.

DIVE/SC deu início a procedimento de quimioprofilaxia

A vigilância já iniciou a quimioprofilaxia para evitar casos secundários, evitando a transmissão para mais pessoas. Neste procedimento, todos os contatos próximos a estudantes tomam um antibiótico. A meningococcemia pode ser transmitida pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. 

Uma segunda estudante, também com 12 anos, está internada com suspeita de meningite bacteriana. O caso ainda está em investigação. A Diretoria aguarda o resultados dos exames para confirmar ou descartar o caso. 

Doença meningocócica em Santa Catarina

Este ano, foram confirmados 19 casos de doença meningocócica nos municípios de Blumenau (2), Turvo (1), Itapema (1) , Navegantes (1), São Francisco do Sul (1), Balneário Camboriú (1), Garopaba (1), Itajaí (1), Lages (1), Itapema (1), Porto União (1), Jaraguá do Sul (1), Fraiburgo (1), Criciúma (1), Itajaí (1), Bombinhas (1), Palhoça (1), Imbituba (1).

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para DIVE confirma morte por meningite em Imbituba

Enviando Comentário Fechar :/