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DNIT mantém lombada na saída do trevo de Araçatuba

Órgão federal concluiu na última quinta-feira (14) instalação das sinalizações horizontal e vertical no trevo que dá acesso a Praia do Rosa e Garopaba.

DNIT mantém lombada na saída do trevo de Araçatuba
Placas foram instaladas e lombada recebeu pintura (Foto: Divulgação/Seinfra)

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) concluiu na última quinta-feira (14) a colocação da sinalização da lombada na saída da BR-101, no trecho Sul da rodovia, no trevo de Araçatuba, em Imbituba. A instalação do redutor de velocidade, na principal entrada de Garopaba, no início deste mês, dividiu usuários entre críticas e elogios.

Leia também: Lombada instalada no trevo de Araçatuba repercute nas redes sociais

A principal preocupação dos motoristas é com relação à proximidade do redutor com a pista da BR. “Para um caminhão carregado parar ali tem que vir pelo acostamento freando para não frear em cima da BR, podendo causar uma colisão traseira”, alertou um caminhoneiro. Outra situação que preocupa é com relação à formação de filas na rodovia federal em dias de grande movimentação de veículos.

Entretanto, no local, foi feita uma modificação na pista de chegada do sentido Norte/Florianópolis e, segundo secretário de Infraestrutura de Imbituba Gilberto Pereira, diversas colisões haviam sido registradas e os moradores do bairro reivindicavam a instalação da lombada, em função dos motoristas não respeitarem a velocidade indicada naquele trecho que é de 60km/h.

“É um quebra-molas necessário já que os condutores não respeitam a velocidade no local. É um trecho com muito pedestres, ciclistas e diversas pistas de acesso e essa foi à solução encontrada pelo DNIT para a redução de velocidade”, comenta o secretário que é vereador eleito e está licenciado da Câmara.

A lombada foi instalada no dia 7 deste mês e ficou por uma semana com a sinalização precária, em razão das chuvas, que prejudicam o trabalho de pintura. O DNIT alega que a lombada e as placas fixadas estão de acordo com a legislação brasileira de trânsito e que o órgão tem a autonomia de intervir com ações de controle de velocidade em áreas de conflito.

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