viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Dos 50 kits de testes rápidos prometidos, Garopaba só recebeu 40

Testes serão utilizados em profissionais da saúde que tiverem sintomas e município trabalha apenas com os kits disponibilizados pelo Governo Federal. A compra de kits para testagem da população ainda é analisada.

Dos 50 kits de testes rápidos prometidos, Garopaba só recebeu 40
Testes rápidos que Garopaba recebeu serão utilizados para diagnóstico de profissionais da saúde (Foto: Reprodução/Internet)

Com dois casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) e um paciente aguardando resultado, Garopaba tem, até o último relatório divulgado, 85 pacientes monitorados. Essas pessoas estão sendo orientadas a ficarem em casa por dez dias e, só serão testadas aquelas que apresentarem alteração no quadro. De todos os já testados, nove pacientes tiveram resultado negativo.

Os detalhes do procedimento foram informados pela secretária de Saúde Luciana de A. Correa, em entrevista coletiva, on-line, realizada nesta terça-feira (14). Com a presença do prefeito Sérgio Cunha (PSD), a imprensa questionou sobre a possibilidade de compra de testes rápidos.

Segundo a secretária, as empresas fornecedoras com quem o município havia conversado suspenderam o fornecimento de kits em razão de, alguns casos, os testes estarem com percentual de confiança abaixo de 20%. O prefeito complementou que, se precisasse comprar 20 mil testes, o município iria desembolsar cerca de R$ 1,8 milhão, um valor elevado, segundo ele, se comparado aos recursos que Garopaba recebeu até o momento: pouco mais de R$ 352 mil.

Diferente do que o governo havia anunciado, a cidade recebeu apenas 40 testes rápidos, ao invés de 50, que haviam sido prometidos, uma quantidade também pequena. Estes testes estão guardados e serão utilizados, segundo informou a secretária em coletiva, apenas nos profissionais de saúde, caso apresentem sintomas.

Luciana explicou que caso algum profissional, sejam eles médicos, enfermeiros, auxiliares, seguranças, o pessoal da limpeza, enfim, qualquer servidor que esteja na linha de frente de combate ao Coronavírus, apresentam sintomas serão imediatamente afastados e precisão permanecer em isolamento por no mínimo 10 dias. A testagem destes ocorrerá no décimo dia, conforme protocolo descrito pela secretária.

Os testes PCR, chamados por Luciana como testes “ouro”, só serão feitos em pacientes monitorados que tiverem evolução dos sintomas. Embora ainda não tenha sido firmada parceria com o Hospital São Camilo (HSC), de Imbituba, alguns dos nove pacientes testados tiveram coletas feitas lá, em razão de a unidade ser credenciada ao SUS. Estes testes são feitos pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen).

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Dos 50 kits de testes rápidos prometidos, Garopaba só recebeu 40

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Teresangela Woitysiak

Teresangela Woitysiak

Por qual motivo ainda não foi firmado parceria com o hospital de Imbituba? Para onde será levado algum paciente que necessita de respirador? Kits para teste do vírus com menos de 20% de credibilidade no resultado é caso de polícia e de intervenção do MP.
★★★★★DIA 16.04.20 13h30RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/