viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Duas baleias-francas são avistadas em praia da região

Esse foi o primeiro avistamento oficial desta temporada. No ano passado, foram vistas 284 baleias na região.

Duas baleias-francas são avistadas em praia da região
Baleias são avistadas na região (Foto: Eduardo Renault/Instituto Australis)

A temporada de reprodução das baleias-francas teve início oficialmente nesta segunda-feira (8) quando foram avistadas as primeiras baleias. O registro foi feito por meio de fotografias e vídeos, com drones, entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba, pela equipe do Instituto Australis.

O monitoramento foi realizado em parceria com a empresa Aquaplan, como parte do Plano de Controle Ambiental do Porto de Imbituba/SCPar. As fotos das duas baleias já foram analisadas pela diretora de Pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch, e são baleias já catalogadas.

"Sempre sonhei conseguir catalogar as primeiras baleias que chegam à região, e saber quem são! Agora foi possível, com o auxilio de um drone. Segundo Karina, as duas baleias fotografadas hoje pela manhã são fêmeas. Uma delas, catalogada como B349, é conhecida desde 2004, e já teve 4 filhotes aqui, a outra, B704, é conhecida desde 2013, e já teve 2 filhotes. "Pelo intervalo entre as avistagens, estas baleias possivelmente estão grávidas e devem dar à luz nos próximos dias. Isso é muito emocionante!", relata Karina.

O Instituto Australis coordena o Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca Austral, criado em 1982, quando foi confirmado o retorno da espécie à Santa Catarina, e mantém o banco de dados com o Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação que contém mais de 1000 baleias catalogadas!

Nesta temporada, o primeiro relato confirmado da espécie em Santa Catarina ocorreu na metade de junho, em Bombinhas, no norte do Estado, de uma baleia franca sozinha que aparentemente estava só de passagem.

De acordo com o Instituto, em 2018, a região registrou número recorde de baleias, porém um número muito acima da média.

No fim de julho, quando será feito um novo sobrevoo para o avistamento de baleias, os pesquisadores poderão apresentar dados mais precisos quanto ao número de mamíferos que visitará a região.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Duas baleias-francas são avistadas em praia da região

Enviando Comentário Fechar :/