quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Em São Martinho, Festa do Produto Colonial encerra as Festas de Outubro, em SC

Atrações começam na sexta-feira (19) e terminam no domingo (21). Desfiles, apresentações folclóricas, gastronomia, competições típicas e muito chope animam a festa.

Em São Martinho, Festa do Produto Colonial encerra as Festas de Outubro, em SC
A festa do Produto Colonial é a maior Festa Alemã do Sul do Estado (Foto: Divulgação)

O município de São Martinho, no Sul do Estado, encerra o calendário oficial das Festas de Outubro, junto com a Oktoberfest de Blumenau. A mais tradicional Festa Alemã do Sul de Santa Catarina, a 25ª Festa do Produto Colonial acontece de 19 a 21 de outubro, no Parque do Pavilhão do Produto Colonial, no centro da cidade, serão três dias de muita animação com desfiles, apresentações folclóricas, gastronomia, competições típicas e muito chope. Todos os dias shows gratuitos, segurança privada reforçada para dar um maior conforto aos visitantes. O evento contará também, com wi-fi grátis.

A Festa do Produto Colonial é um resgate das tradições herdadas dos imigrantes, tornando-se uma espécie de homenagem às culturas e etnias que colonizaram o município, além de valorizar os produtos coloniais feitos pelos produtores locais, destacando-se a qualidade com que são produzidos.

Cerca de doze produtores rurais estarão comercializando: pães, cucas, geleias, biscoitos, cachaças, queijos, defumados, conservas, chimias, artesanato, chocolates, e bebidas artesanais. Todos estes produtos estarão à venda, e os estandes dos produtores coloniais ficam dentro do Pátio da Festa.  

"A Festa do Produto Colonial é de grande importância para o desenvolvimento econômico do nosso município, está sendo preparada com objetivo de preservar e cultivar a tradição alemã, valorizando e divulgando os produtos dos nossos agricultores. O evento é uma grande vitrine para os produtores, que tem a oportunidade de mostrar seus produtos diretamente - aos turistas e visitantes - que vem prestigiar a 25ª Festa do Produto Colonial," afirma a secretária de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back.

O evento tem a organização da Prefeitura Municipal de São Martinho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

A gastronomia também é um dos atrativos da Festa, onde a Praça de Alimentação terá uma grande variedade de opções culinárias, para o público que veem prestigiar o evento. O destaque fica por conta do almoço típico colonial, no sábado e domingo, tendo por local o Salão Beira-Rio. O cardápio inclui gemüse, galinha caipira ensopada, carne bovina e suína, salame, risoto, maionese, salpicão, aipim, macarrão, salada e sopa.

"Temos recebido em torno de 18 mil turistas todos os meses, que buscam no Turismo Rural uma alternativa para seu lazer, num contato direto com a natureza e uma variedade de opções como Turismo Gastronômico, de Aventura, Religioso, de Hospedagem e Cultural. Nossa economia tem na agricultura 51% das suas riquezas, sendo que a Indústria, o comércio e os serviços compõem os outros 49%, dos quais 18% já estão ligados à atividade turística. A Festa do Produto Colonial é um investimento da Prefeitura Municipal no sentido de potencializar ainda mais a divulgação de nossos produtos e colocar São Martinho num dos caminhos turísticos mais procurados do Sul do Estado", aponta o prefeito municipal Robson Jean Back.

Os concursos típicos também serão uma das atrações da festa. como o tradicional de serrador, no sábado. Já no domingo é a vez do concurso do Chope em Metro. As inscrições podem ser feitas no local.

Na sexta-feira (19), às 19h30 está programado a abertura da Feira do Produto Colonial, Pavilhão Gastronômico e Feira do Artesanato e às 20h30 a abertura oficial da Festa, com a chegada do Bier Jeep e com os mascotes da festa: o Fritz e Frida, além da sangria do primeiro barril de chope e show com a Banda Cavalinho.

No sábado (20), a abertura dos portões inicia às 10h, com o baile da Melhor Idade animado pela Banda Freunde Musikanten; almoço Típico Colonial (Salão Beira-Rio); Mostra de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs; Concursos Culturais (serrador); 1º Festival Gastronômico e Lançamento do Livro "Receitas Típicas de São Martinho", Concursos Culturais, Banda Rothenburg, Murilo & Gustavo.

No domingo (21), a abertura dos portões do Parque do Produto Colonial será às 9h. O Desfile de Oficial inicia às 10h; a partir das 12h o almoço típico colonial, concurso "Chope em Metro" e apresentação de várias bandas com muita música e animação até às 23h, encerrando a 25ª Festa do Produto Colonial.

Lançamento do Livro "Receitas Típicas de São Martinho"

No sábado, haverá o 1º Festival Gastronômico e Lançamento do Livro "Receitas Típicas de São Martinho", às 16h, no pátio da Festa do Produto Colonial.

Festival Gastronômico

A gastronomia é um importante atrativo turístico-cultural-social de uma determinada região. A comida é um dos traços mais marcantes da identidade de um povo. Através do resgate da história da colonização alemã em São Martinho, remetemo-nos há um tempo em que não havia fartura, onde a criatividade de inventar era fundamental para a própria sobrevivência. No Festival Gastronômico haverá a reprodução das receitas que estão retratadas no Livro de Receitas Típicas de São Martinho, para o público da Festa.

O resgate da culinária sãomartinhense é uma homenagem às pessoas do município que cultivaram e cultivam as tradições gastronômicas. Cada receita é carregada de história e de identidade onde se misturam com os sabores e saberes de cada pessoa envolvida.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de São Martinho e operacionalizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina de São Martinho (Epagri).

"Esse projeto trouxe de volta aquela vida de labuta, de sofrimento, de união e muito trabalho. Uma história que se mantém nos pratos deliciosos que nos reportam ao tempo dos antepassados", relata a secretaria de Assistência Social e Habitação, Priscila B C de Alvarenga.

História da Festa

A Festa do Produto Colonial surgiu no ano de 1993 com intuito de preservar e cultivar a tradição alemã, promovendo a integração entre as comunidades, a divulgação do Município e dos produtos produzidos pelos agricultores.

Surgiu com o objetivo de estimular e fortalecer o desenvolvimento integral do município; exposição dos produtos derivados da atividade agropecuária e comercialização; difusão do turismo rural, resgatar e incentivar a preservação da cultura germânica como sinal histórico dos nossos primeiros colonizadores; Além de projetar São Martinho para o Estado, pois a festa do produto colonial faz parte do calendário das festas de outubro desde 2013.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Em São Martinho, Festa do Produto Colonial encerra as Festas de Outubro, em SC

Enviando Comentário Fechar :/