viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Empresa de ônibus cancela dois horários intermunicipais reduzindo itinerários à Capital

Com serviço monopolizado, passageiros não tem alternativa para ir ou vir de Florianópolis, no início e fim da noite. Empresa alega que fez estudo e, com média de 16 passageiros, afirma que horário é inviável comercialmente.

Empresa de ônibus cancela dois horários intermunicipais reduzindo itinerários à Capital
Santo Anjo extingue dois horários a partir do próximo dia 26 (Foto: Djalma Dutra/Ônibus Brasil)

Passageiros que utilizam o transporte intermunicipal entre Garopaba e Florianópolis foram surpreendidos com um comunicado fixado no interior dos ônibus da empresa Santo Anjo da Guarda, que opera o serviço, informando que dois horários serão excluídas. Os itinerários de ida e vinda deixarão de operar no sábado (26).

Um usuário, prejudicado com o cancelamento, criou uma petição on line, tentando reverter à decisão já tomada pela empresa. Até a publicação desta reportagem, haviam registradas 395 “assinaturas”. A Santo Anjo irá excluir o horário Garopaba X Florianópolis, com saída às 20h, e o retorno: Florianópolis X Garopaba, às 22h30. Com essa decisão, o último horário com destino à Capital será às 17h e o último horário de Florianópolis para Garopaba será às 20h30. Acesse aqui o abaixo assinado on line.

Sucessora da empresa Paulotur, que teve o contrato das linhas intermunicipais suspenso pelo Conselho de Transportes de Passageiros (CTP), em junho de 2017, a Santo Anjo assumiu as linhas em 21 de junho do mesmo ano, recebendo autorização temporária pelo extinto Departamento de Transportes e Terminais (Deter), decisão que permanece até o momento.

Procurada, a Santo Anjo alega que a extinção dos dois horários está relacionada a pouca procura de passageiros. Por meio de nota, a empresa argumenta que fez um estudo, de março a setembro deste ano, e que o levantamento apresentou número insuficiente de usuários diários para custear os serviços – manutenção, combustível e demais encargos.

O horário das 20h, de Garopaba para Florianópolis, apresentou média de 16 passageiros. Já o trecho contrário, de Florianópolis para Garopaba, às 22h30, a média foi menor, apenas sete passageiros. Os dados informados pela Santo Anjo apontam ainda que mais passageiros embarcaram ao longo do trecho, nos dois sentidos, no entanto, esses usuários, segundo a empresa, poderiam optar pelo transporte urbano. Já os moradores de Garopaba que trabalham na Capital, ou moradores da Grande Florianópolis que trabalham em Garopaba, não tem alternativa além do transporte intermunicipal, monopolizado.

A empresa diz que essa decisão está de acordo com a regulação do extinto Deter, órgão que agora integra a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE). “Reiteramos nosso compromisso com o transporte seguro e confortável, tendo em vista uma trajetória de 72 anos na prestação de serviços rodoviários.” Finaliza a nota enviada pela Santo Anjo à imprensa.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura, por meio da Assessoria de Imprensa, ficou de verificar se a decisão foi ou não autorizada pelo órgão regulador, mas até a publicação desta reportagem não obtivemos retorno.

A mobilidade urbana da população é uma responsabilidade do município, porém, até o momento, não houve nenhuma manifestação do poder Executivo nem Legislativo sobre o caso.

Leia abaixo íntegra da nota emitida pela Santo Anjo:

Empresa de ônibus cancela duas linhas intermunicipais reduzindo itinerários à Capital

Matéria atualizada às 11h20 de 18/10/2019

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Empresa de ônibus cancela dois horários intermunicipais reduzindo itinerários à Capital

Enviando Comentário Fechar :/