viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Escola da Gamboa receberá o troféu Açorianidade 2018

Há anos os professores da Constância Lopes Pereira trabalham com as crianças o Projeto Boi de Mamão, iniciativa que motivou a premiação.

Escola da Gamboa receberá o troféu Açorianidade 2018
Escola foi premiado com o Projeto Boi de Mamão (Fotos: Divulgação)

Pelo trabalho realizado nos últimos anos no resgate da brincadeira do boi de mamão, junto às crianças, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Constância Lopes Pereira, no Bairro Gamboa, extremo Norte de Garopaba, irá receber, no próximo dia 31, o troféu Açorianidade 2018. A premiação coroa as centenas de ações realizadas nas escolas do município neste ano, período em que se comemora os 270 anos de presença açoriana em Santa Catarina.

Na escola premiada, há bastante tempo os professores trabalham a iniciativa chamada de Projeto Boi de Mamão. Diversos folguedos do Boi estão presentes em diferentes regiões do país. Entretanto, a dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi, é típica da nossa região.

O presidente do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) menciona a importância deste prêmio para a continuidade de iniciativas que mantém viva a cultura açoriana no Estado. “O Troféu Açorianidade tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de escolas, instituições, pessoas e empresas em prol da cultura de base açoriana do estado de Santa Catarina. Com este troféu, que é entregue anualmente, o Núcleo de Estudos Açorianos tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo em prol da causa da cultura açoriana”, destaca.

Ano de comemoração

Escola da Gamboa receberá o troféu Açorianidade 2018

Durante este ano as escolas da rede municipal tem trabalhado com temas relacionados à história açoriana. Os alunos têm aprendido sobre as tradições com práticas que promovem o resgate e a valorização das manifestações, vivências e experiências das tradições locais.  

Para a realização das atividades, com as mais de três mil crianças da rede municipal, a Secretaria de Educação de Garopaba conta com o apoio de instituições privadas. As ações vêm empolgando toda cidade, com visitação a engenhos, ranchos de pesca, centro histórico e a busca por depoimentos de pessoas mais velhas têm despertado a curiosidade da criançada e de toda a comunidade.

Várias ações estão sendo produzidas pelas escolas, há também Feira Cultural Açoriana, Exposições, poesias açorianas, contação de histórias, projetos internacionais, palestras, visitas a projetos culturais em outras cidades do Estado, tudo isso em busca de conhecimento e fortalecimento da cultura açoriana.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Escola da Gamboa receberá o troféu Açorianidade 2018

Enviando Comentário Fechar :/