viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris

Luciano Blanck, que dentre suas artes esculpe esculturas de pescadores nativos da cidade, esteve dez dias em Paris, capital da França, expondo suas obras no Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo.

Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris
Toda a inspiração para esculpir as obras vem da cidade. A série pescadores é uma das mais famosas; os detalhes, quase que como reais, dão vida aos bustos. | Fotos: Divulgação

O artista Luciano Blanck, radicado em Garopaba, expôs suas obras esculpidas em cerâmica na maior exposição de arte contemporânea da França, o Salon Professionnel d’Art Contemporain. A exposição foi no Carrousel du Louvre, galeria que se encontra no subsolo do Museu do Louvre, em Paris, considerado um dos maiores do mundo. A viagem foi acompanhada da esposa Mônica Agra Blanck, grande incentivadora do trabalho dele.

O talento foi descoberto recentemente, e surgiu por acaso, ao ajudar a filha em um trabalho de escola. Desde então Luciano se dedica a produzir bustos que chamam a atenção pela proximidade com a realidade de cada personagem retratado, devido os detalhes empregados nas esculturas.

Com o sucesso das peças o triatleta e professor de educação física abandonou todas as atividades para se dedicar as obras em cerâmica. Ele já produziu várias séries retratando benzedeiras, asiáticos e pescadores. Esta última a mais famosa, principalmente por se aproximar do cotidiano da cidade de Garopaba. “Fiquei encantada com o trabalho dele porque tem uma sensibilidade. As peças tem vida. Elas têm olhar, muita expressão,” comenta Aline Ávila, amiga do casal que comprou uma das primeiras peças produzidas por Luciano, da série pescadores.      

A ida a Paris iniciou em março deste ano a partir de um contato da curadora Heloiza Azevedo, que reside lá. Foi ela quem convidou Luciano para expor no Salon. A curadora descobriu o trabalho dele por meio do Facebook, onde a esposa Mônica administra com carinho cada detalhe da produção e divulga os trabalhos prontos. O artista passou por uma seleção e teve documentação aprovada poucos dias depois. Além do Salon Professional d’Art Contemporain, o escultor foi convidado também para fazer parte do leilão público do Museu Mola e Do GUIDE.

A viagem não poderia ter acontecido se o casal não tivesse o apoio da população de Garopaba que torceu junto e ajudou com a venda de uma rifa que eles fizeram para angariar fundos. “A repercussão do convite para irmos a Paris foi além da nossa cidade e várias pessoas de outros lugares vieram visitar o atelier.” Explica Mônica.

Mônica comenta ainda que a experiência foi incrível. Foram dez dias de imersão cultural. “O Luciano pode visitar vários museus, ver de perto a obra de grandes artistas além de ter a oportunidade de visitar vários estúdios europeus.” Acrescenta a esposa.

Com uma bagagem carregada de inspiração o artista continuará produzindo bustos hiper-realistas esculpidos em cerâmica e também tem projetos de começar a fazer obras em pedras de mármore e basalto. Para isso, trouxe na mala várias ferramentas.

Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris

Foi no Facebook que o trabalho de Luciano foi descoberto pela curadora brasileira que mora em Paris.

A esposa Mônica Agra é uma das grandes incentivadores a apoiadoras do trabalho do esposo. Ela é responsável para divulgação das peças nas redes sociais. 

Conheça o trabalho de Luciano no site da Blanck Arte Cerâmica

  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 1
  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 2
  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 3
  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 4
  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 5
  • Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris - Foto 6

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Escultor de Garopaba leva arte catarinense a Paris

Enviando Comentário Fechar :/