viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Espaço para SC na Comunicação

Deputado catarinense foi indicado como responsável pela Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados. Fabio Schiochet terá a função de administrar o setor por dois anos e um orçamento de meio bilhão de reais. Leia esse e outros assuntos na coluna Pelo Estado dessa segunda-feira (25).

Espaço para SC na Comunicação
(Foto: Divulgação/OCPNews)

Na segunda-feira (25), o Diário Oficial da União trará, na parte dedicada à Câmara deos Deputados, a nomeação do deputado federal Fabio Schiochet, do PSL-SC, como novo responsável pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Casa. Ele foi indicado pelo presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, diretamente ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas afirma que pesou para a definição a sua capacidade de formar times. Schiochet terá dois anos à frente da Secom e um orçamento de meio bilhão de reais para administrar ao longo desse período. A equipe da secretaria é formada por cerca de 600 pessoas, responsáveis por manter em funcionamento a Agência de Notícias da Câmara, incluindo o ambiente web, a TV Câmara, a Rádio Câmara, cerimonial e até o acesso pelas portarias da Casa ao plenário, gabinetes e outros ambientes. É a primeira vez que um catarinense ocupa a posição e o plano do parlamentar é levar mais do cotidiano dos deputados ao conhecimento da população.

"As soluções são políticas"

Após conceder entrevista aos veículos de comunicação da região Oeste e participar de uma reunião com empresários e representantes de entidades, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), fez uma visita oficial à Câmara de Vereadores de Chapecó. Lá, participou de encontro com o presidente da Casa, vereador Arestide Fidelis (PSB) e, na sequência, abordou a importância do Legislativo, durante abertura da sessão ordinária. Em seu pronunciamento, Garcia destacou que o Oeste tem representação forte na Assembleia e reforçou que é fundamental conhecer as demandas das regiões, "porque as soluções são políticas e o Poder Legislativo é um poder político". Garcia ressaltou, ainda, que os legislativos municipais podem ajudar o Estado, já que nas câmaras há maior interação com a sociedade. Sobre as demandas do Oeste, o deputado afirmou que as principais estão relacionadas à infraestrutura. Esta foi a primeira vez que um presidente da Assembleia Legislativa fez uma visita oficial ao Poder Legislativo da cidade polo do Oeste. 

Equilíbrio entre regiões

Santa Catarina tem várias regiões produtivas, nos mais diferentes setores, mas há potencial sendo perdido por falta de estímulo. A situação foi destacada pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), que tem como bandeira do atual mandato o combate às desigualdades regionais. Da Tribuna da Assembleia, ele disse que o desenvolvimento de regiões menos favorecidas economicamente é fundamental. Citou as regiões de Caçador e Curitibanos, consideradas as mais pobres do estado. "Este território constitui uma ilha do atraso, ainda como herança cultural, econômica e educacional da Guerra do Contestado. Essa região representa um terço da média do estado em geração de riqueza, significativamente inferior à média estadual, demonstrando um enorme potencial para ser utilizado, por exemplo, no agronegócio", defendeu. Santa Catarina ainda é o estado com a menor taxa de pobreza do país, mas existem bolsões que preocupam. Governo após governo esse assunto é tratado como prioridade, mas na linha da história recente nada muda de forma efetiva. As regiões citadas são apenas duas Há muitas outras. Algumas têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparáveis aos piores do mundo.

Representação 

O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) foi indicado para compor a representação brasileira no Parlamento do Mercosul - o Parlasul. Maldaner explica que o órgão é democrático e legislativo com representação civil da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A indicação se aplica para os quatro anos da 56ª Legislatura com trabalhos voltados à integração econômica regional e a construção de um Mercado Comum entre estes países, sempre sob a coordenação de políticas macroeconômicas.

Explicações 

O deputado João Amin (PP) encaminhou Pedido de Informação ao governo do Estado, em especial à Secretaria da Casa Civil, solicitando esclarecimento sobre denúncia de desvio em obras de infraestrutura paradas o estado. O problema foi levantado em evento da Federação das Associações Empresariais (Facisc) pela vice-governadora Daniela Reinehr. "A revelação é muito séria e acredito que seja responsabilidade do Poder Legislativo conduzir este assunto para o centro do debate", disse Amin.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Espaço para SC na Comunicação

Enviando Comentário Fechar :/