viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região

Encontro, realizado na Associação Comunitária Rural de Imbituba, em Ribanceira, contou com a presença de representantes da Embrapa.

Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região
No evento, os representantes da ACORDI produziram Beiju, um dos alimentos feitos com a massa da mandioca (Fotos: Divulgação)

A Farinhada é uma tradição centenária, muito comum nos municípios de colonização açoriana. Imbituba é uma das cidades onde essa cultura se mantém viva, através dos descendentes, com o cultivo da farinha de mandioca. A abertura oficial da farinhada 2019 foi realizada esta semana, em um evento que comemorou os 17 anos da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI).

No mesmo evento, realizado na sede da entidade, foi apresentada a versão final do relatório antropológico dos Areais da Ribanceira. Para Marlene Borges, coordenadora do evento, a apresentação do projeto foi de extrema importância para a defesa e manutenção da comunidade e do território dos Areais.

“Foram discutidos os caminhos para resolução de problemas da comunidade, utilizando como ferramenta de defesa o relatório antropológico. Além disso, a ACORDI recebeu da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o título de guardiã dos butiazais, que são comuns na região dos Areais”, enfatizou Marlene Borges.

A abertura da Farinhada 2019 contou com a participação da comunidade tradicional de agricultores e pescadores dos Areais da Ribanceira, bem como, do Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, do Defensor Público Federal, Célio Alexandre John, e da chefe da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Regina Helena Santiago.

Os pesquisadores também marcaram presença no evento. Pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve presente Raquel Mobelli. A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) enviou Elisa Quint. E, representando a Embrapa, estiveram no evento os pesquisadores, Rosa Lia Barbieri, Ênio Egon Sosinski Júnior e Fábia Amorim da Costa.

Colaboração: Rodrigo Speck, assessoria de imprensa da Prefeitura de Imbituba

  • Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região - Foto 1
  • Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região - Foto 2
  • Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região - Foto 3
  • Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região - Foto 4
  • Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região - Foto 5

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Evento marca abertura oficial da produção de farinha de mandioca na região

Enviando Comentário Fechar :/