Família é resgatada por Policiais Militares após afogamento na Praia do Ouvidor
Além dos policiais, um surfista e um militar gaúcho auxiliaram no resgate das quatro pessoas. Uma das vítimas foi retirada do mar inconsciente, reanimada, mas não resistiu e veio a óbito já na unidade de saúde.
Dois policiais militares de Garopaba protagonizaram no último domingo (10) um verdadeiro ato de bravura. Alan de Oliveira Martins e Fernanda do Nascimento Santos realizavam trabalho de rotina, patrulhando a região Sul do município, quando, de repente, foram surpreendidos por uma família pedindo socorro aos parentes que estavam sendo levados pela correnteza enquanto se banhavam na Praia do Ouvidor.
Segundo relataram os policiais, no primeiro momento apenas algumas vítimas eram vistas de terra, no total, quatro se afogavam.
Rapidamente os PMs, locados na 2ª Cia de Garopaba, largaram os equipamentos de proteção individual, como coletes e armamento e, pelo mar, conseguiram salvar as primeiras duas vítimas. Para o feito eles contaram com apoio de um militar gaúcho que estava de passagem pelo local.
Enquanto isso, as outras duas vítimas continuavam sendo arrastadas para mar. Verificando que seria impossível ultrapassar as arrebentações, os policiais se lançaram contra o costão com o intuito de chegar mais rápido para salvar as outras duas vítimas.
Com o auxílio de um surfista os militares conseguiram retirar mais uma das vítimas e deixá-la em local seguro. Quase exausto, vendo que não conseguiria mais auxiliar na busca da última pessoa, o surfista cedeu sua prancha a um dos policiais conseguiu alcançar o homem e coloca-lo sobre a prancha.
O homem estava inconsciente e, já em terra, não apresentava mais os sinais vitais. Após procedimentos pré-hospitalares realizados in loco foi percebido uma pequena melhora na respiração.
Os Bombeiros estiveram no local e conduziram a vítima à Policlínica de Garopaba. O homem teve melhora, inclusive conversou com os policiais que o salvaram, mas, infelizmente teve agravamento no quadro clínico, vindo a falecer na unidade de saúde.
"Sabemos que o final desta história não é aquele que todos nós idealizamos e sonhamos. Estamos extremamente tristes com a situação, mas como comandante da Polícia Militar de Garopaba, não há como não sentir orgulho dos policiais que arriscaram suas próprias vidas em prol de pessoas que nem conheciam. Talvez, se não fosse à intervenção destes heróis da vida real, a tragédia seria ainda maior", finaliza o capitão Israel Nascimento Damázio, comandante da PM de Garopaba.
Olá, deixe seu comentário para Família é resgatada por Policiais Militares após afogamento na Praia do Ouvidor
João Hernandes
Infelizmente não posso dizer o mesmo dos procedimentos realizados pela unidade da Policlinica de Garopaba pois se tratando de um lugar que sobrevive praticamente do turismo ser tão precário de recurso para esses casos .
Na minha opinião deveria ter um atendimento muito melhor para casos de afogamento pois a cidade oferece como atração principal suas belas praias que por sinal são belas mais o suporte hospitalar é precário e desqualificado para esses casos pois ouve até uma tentativa de transferencia da vitima para um lugar que pudesse realmente atende lo mais foi negado a sua tranferencia causando assim o agravamento do quadro e o levando a óbito .
Agradeço de coração em nome da nossa familia a eses verdadeiros herois que salvaram nossos sobrinhos fica acima meu nome e peço que me contate pelas redes sociais pois de forma heroica nem penssaram e se jogaram ao mar para salvar pessoas .
E pedimos uma atenção maior ao Governador e prefeituras pois O TURISMO a suas belas praias movimenta e muito suas cidades .
Felipe Rodrigues
Tânia Vieira
Ivo Junior