quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Feminicídio, uma epidemia nacional

Em SC, 90% dos casos de medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica são atendidos. Mais informações e outras notícias de SC na coluna Pelo Estado dessa quinta-feira (21).

Feminicídio, uma epidemia nacional
(Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense)

Direitos das mulheres estão no foco da Defensoria Pública do Estado (DPE-SC) e no país. Tanto que a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) empunhou a bandeira da defesa das mulheres em 2019 com o slogan Em Defesa Delas. Por aqui, no mês dedicado a elas, o órgão comemora que a Justiça acolhe 90% dos pedidos de medidas protetivas formulados pela DPE-SC em favor das mulheres vítimas de violência doméstica. Só em 2018, e apenas em Florianópolis, foram atendidas 115 mulheres vítimas, que solicitaram proteção contra seus agressores - afastamento do ofensor do lar conjugal, a proibição de contato e de aproximação com a vítima. A Diante dos números, a Defensoria catarinense pondera que o decreto editado pelo governo federal, que facilita a posse de armas, pode contribuir para que aumente o número de feminicídio no Brasil. Para a defensora pública-geral do Estado, Ana Carolina Dihl Cavalin, só há uma forma de as mulheres se protegerem dessa escalada da violência: conhecer seus direitos. "A Lei Maria da Penha prevê uma série de medidas protetivas de urgência que podem ser deferidas em favor de mulheres em situação de violência. O feminicídio assusta! Virou uma epidemia no país." A Organização Mundial da Saúde aponta que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo por questão de gênero. A cada dois minutos, uma mulher é vítima de arma de fogo no país.

Homenagem merecida

O deputado Cel. Onir Mocellin (PSL), que foi comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, fará uma homenagem hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa, aos bombeiros catarinenses que atuaram na tragédia de Brumadinho. O evento começa às 10 horas, no Plenário, e termina na Sala de Imprensa, com a entrega de certificados do Legislativo catarinense parabenizando o Corpo de Bombeiros pela atuação. A missão, que envolveu 43 homens, sete cães de busca, viaturas e três pilotos de drone, iniciou no dia 29 de janeiro, com o envio da primeira equipe. A quarta e última equipe retornou na quarta-feira (20). "Santa Catarina é sempre solidária com quem vive esses momentos e está acostumada a enfrentar e superar desafios. Por isso nosso Corpo de Bombeiros é uma referência internacional em buscas e salvamento. Teve uma atuação importante em Brumadinho e nossos heróis de farda merecem todas as homenagens possíveis", destacou Mocellin. Já à tarde, o deputado fará uma visita institucional à sede da Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e Central de Diários.

"Alguém tinha que estender a mão, e fomos nós. Creio que possamos ganhar muito na questão do turismo. Nenhum norte-americano vem ao Brasil atrás de emprego, embora o contrário exista."

Presidente Jair Messias Bolsonaro, sobre a decisão unilateral do Brasil de dispensar visto de entrada no país para estadunidenses e outras nacionalidades

Convite 

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, a reunião de ontem, o envio de convite ao secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, para que compareça à sessão da comissão no dia 3 de abril. O secretário vai demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal referentes ao sexto bimestre de 2018 e do Relatório de Gestão Fiscal do terceiro quadrimestre de 2018. O deputado Marcos Vieira (PSDB), presidente do colegiado, informou que a visita do secretário já está confirmada. 

A expectativa para a passagem de Guilherme Boulos por Florianópolis era de confrontos, motivados por postagens em redes sociais. Mas o que se viu foi um ambiente de tranquilidade, ainda que grupos contrários a Boulos tenham tentado agitar os ambientes por onde ele passou - Câmara de Vereadores e UFSC, onde deu aula magna. Boulos foi candidato à presidência da República pelo PSOL.

Ressocialização 

A deputada emedebista Ada de Luca agradeceu o reconhecimento do deputado Felipe Estevão (PSL) ao modelo de ressocialização de Santa Catarina. Estevão, que visitou nesta semana a penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, destacou a importância do modelo de ocupação e profissionalização dos presos e disse que essa será também uma de suas bandeiras. "Hoje, o modelo de Santa Catarina é referência para o Brasil. Foram anos de luta à frente da Secretaria. Formamos uma equipe competente, reconhecida. E, agora no Parlamento, encontrei um parceiro para continuar nessa missão", disse Ada, que foi secretária da Justiça e Cidadania nos governos Raimundo Colombo e Eduardo Moreira.

Turismo 

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, participou nessas terça e quarta-feira (19 e 20) do Fórum Panrotas, em São Paulo. O evento, promovido pelo grupo de mídia segmentada, busca reunir toda a cadeia produtiva do setor turístico do país para discutir tendências, promover debates enetworking. Trinta palestrantes nacionais e internacionais fizeram parte da programação, que contou ainda com a presença do CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Feminicídio, uma epidemia nacional

Enviando Comentário Fechar :/