quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Garopaba: acumulado de chuva dos últimos 7 dias chega a 134,6mm

Maior volume foi registrado na última sexta-feira (31), quando choveu 63mm. Defesa Civil municipal tem registrado poucas ocorrências.

Garopaba: acumulado de chuva dos últimos 7 dias chega a 134,6mm
Enxurrada assusta moradores do Panorâmico e carro é atingido por movimentação de terra no morra da Silveira (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

As chuvas castigam Santa Catarina desde o último dia 24. O acumulado em Garopaba nos últimos 14 dias ultrapassa 180mm. Os maiores volumes de chuva foram registrados na última quinta e sexta-feira (30 e 31). Juntos, os dois dias registraram 113,4mm, conforme apurou a estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Areias de Palhocinha.

Em Garopaba, do dia 26 até este domingo (2) já choveu 134,6mm. Entre a noite deste sábado (1º) e a manhã deste domingo os maiores volumes foram à meia-noite (10,6mm), às 1h da madrugada (9,6mm), entre às 4h e 5h (19,8) e às 6h da manhã (13,2mm).

Apesar do volume, felizmente, a Defesa Civil municipal tem registrado poucas ocorrências. No entanto, a rotina de trabalho dos profissionais aumentou, em razão de vistorias e monitoramentos que precisam ser feitos em razão do acumulado e, consequentemente, solo encharcado.

“Desde a última quinta-feira tivemos o registro de uma erosão na praia da barra devido ao efeito de maré astronômica, nada grave uma vez que a barra abriu de forma natural. Já na sexta-feira precisamos sinalizar algumas vias devido ao rompimento de drenagem e ainda tivemos a interdição do parquinho na Praça Central”, detalha o arquiteto Rafael Ulysséa, coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal.

Rafael menciona ainda que neste sábado foram registradas algumas ocorrências de alagamentos em áreas privadas e, em razão da erosão, ruas foram sinalizadas pelo Departamento de Trânsito nos bairros Macacu e Siriú. “Tivemos também uma movimentação de massa em uma residência no morro da Silveira, numa via logo abaixo ao Ecovillage”, acrescenta o coordenador.

Nessa mesma região, porém mais abaixo, no loteamento Panorâmico, região Central da cidade, os moradores ficaram assustados com a força da água que invadiu boa parte das ruas, principalmente as mais próximas da vala. Moradores registraram o momento da enxurrada e publicaram nas redes sociais. Assista abaixo.

Até o fim da manhã deste domingo nenhuma ocorrência grave naquela região havia sido registrada na Defesa Civil. No entanto, algumas ruas estão intransitáveis. Com a força da água, lajotas foram deslocadas.

Rafael explica que naquela região, geralmente a vazão da água é boa. Entretanto, em decorrência do efeito da maré, o escoamento da água pode ter sido afetado.

Internauta Kellen Zanoni Lunardi registra enxurrada na "Rua do Valão" no Panorâmico:

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Garopaba: acumulado de chuva dos últimos 7 dias chega a 134,6mm

Enviando Comentário Fechar :/