viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Garopaba registra saldo negativo de emprego nos primeiros meses do ano

Entre os 19 municípios da microrregião, a cidade foi a que mais demitiu. Em contrapartida, em dezembro do ano passado, Garopaba liderou a geração de empregos com 819 contratações.

Garopaba registra saldo negativo de emprego nos primeiros meses do ano
(Foto: Divulgação/Internet)

Garopaba teve, novamente, saldo negativo na geração de empregos nos primeiros três meses do ano. A cidade registrou, de janeiro a março, 466 demissões a mais do que admissões nas vagas com carteira assinada. O dado está entre as estatísticas divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). O índice só perde para 2016 quando foram 606 demissões no período.

Entre os 19 municípios da microrregião de Tubarão, em janeiro, fevereiro e março, Garopaba foi o município que mais demitiu. Nos três primeiros meses do ano foram 1.223 demissões e 757 novos contratos com carteira assinada. No entanto, em dezembro do ano passado, a cidade teve soldo positivo com 648 contratações a mais que desligamentos.

Neste ano, apenas o mês de janeiro teve mais contratações que dispensas (390), consequência da temporada de verão. O mês que mais registrou demissões foi março (604). Em fevereiro, pós-temporada, foram abertas 198 vagas com carteira assinada e 355 postos de trabalho foram fechados.

O comércio registrou nos primeiros trez meses do ano 263 contratações com carteira assinada e dispensou 518, registrando 255 demissões a mais que admissões. O setor de serviços também apresenta saldo negativo com 519 demissões na cidade. Outros segmentos lideram o cadastro com 159 empregos perdidos, contra 135 vagas abertas.

A sazonalidade de Garopaba tem influenciado diretamente nos dados, tendo em vista que na análise que fizemos, desde 2013, os meses de novembro, dezembro e janeiro registram crescimento na geração de empregos e já em fevereiro e março ocorrem desligamentos em massa.

Empregos

Atualmente Garopaba tem 5.024 pessoas trabalhando na formalidade. Ao todo, são 1.622 postos de trabalho. O segmento que mais emprega é o comércio, com 1.911 empregos com carteira assinada, num total de 595 estabelecimentos. Em segundo lugar vem o setor de serviços, com 1.782 postos de trabalho. Ao todo, são 807 estabelecimentos. A indústria aparece em terceiro lugar, com 1.097 trabalhadores com carteira assinada, empregados em 136 unidades. A construção civil tem 101 postos de trabalho. O Caged não traz dados da administração pública.

De acordo com dados do Portal da Transparência, em março, a Prefeitura tinha 429 servidores efetivos ativos, 139 comissionados e 319 contratados em caráter temporário.

Estado

No Estado, segundo os dados do Caged, janeiro e fevereiro tiveram 45.461 novos postos de trabalhos abertos. Já no mês de março o saldo de empregos foi negativo, com 2.976 desligamentos a mais do que contratações.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Garopaba registra saldo negativo de emprego nos primeiros meses do ano

Enviando Comentário Fechar :/