viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Gestores escolares se reúnem para discutir Planejamento Estratégico da Gestão e PPP

Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Palhoça, Anitápolis, Paulo Lopes e Garopaba participaram do encontro.

Gestores escolares se reúnem para discutir Planejamento Estratégico da Gestão e PPP
(Foto: Divulgação)

Na semana passada, nos dias 29 e 30, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Palhoça, Anitápolis, Paulo Lopes e Garopaba puderam conversar e trocar experiências sobre Planejamento Estratégico da Gestão e o Projeto Político Pedagógico (PPP) no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro faz parte do projeto Gestores Escolares em Movimento, promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis.

Esse assunto faz parte do módulo Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola. Com mediação da professora e consultora técnica do Instituto Positivo, Gilmara da Silva, o encontro incentiva a discussão e a reflexão de como o PPP da escola está sendo trabalhado na perspectiva da gestão pedagógica. "O PPP serve para aprimorar o processo pedagógico na escola. O Programa Gestores Escolares em Movimento pretende contribuir com os diretores para que aprimorem o olhar estratégico para melhorar ainda mais com sua gestão. A participação tem superado nossas expectativas", destaca a professora.

A EMEF Pinguirito, de Garopaba, conta com 308 alunos e 26 educadores. Para a diretora Carmen Aparecida de Souza, essas discussões estão contribuindo de forma bastante positiva para a instituição. "Todas as estratégias discutidas nos encontros estão sendo levadas para a escola e fazendo com que a gente possa abrir o horizonte", explica Carmen, ao comentar que a parte mais positiva é que tem proporcionado muitas melhoras - tanto no processo pedagógico, como na estrutura da escola.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de mapear fragilidades e potencialidades, com o objetivo de promover uma reflexão do atual plano e fortalecer a construção do PPP futuro. "O ADE trabalha muito forte a colaboração entre os municípios - sentar e trocar ideia com outros profissionais, conhecer a realidade e as dificuldades que, muitas vezes, são parecidas. Isso tem fortalecido o trabalho nas cidades", comenta a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

Já participaram da ação profissionais de Florianópolis, São José, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Biguaçu, Antônio Carlos, Tijucas, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, Rancho Queimado, Alfredo Wagner, Leoberto Leal, São Bonifácio, Angelina e Águas Mornas.

Sobre o projeto

O Gestores Escolares em Movimento é um projeto integrante do ADE Granfpolis, que nasceu de uma demanda dos diretores escolares dos 21 municípios que fazem parte do ADE. Trata-se de espaços de diálogos destinados exclusivamente para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e das Secretarias de Educação, enriquecidos com conceitos teóricos e legais. Os encontros são periódicos, planejados de forma bastante dinâmica e participativa, em polos municipais, de acordo com a proximidade geográfica. O grande objetivo do projeto é o fortalecimento da gestão escolar por meio de trocas de experiências e estudos conjuntos.

O projeto teve início em 2018, em Florianópolis, e é dividido em oito módulos, estabelecidos com base nos Indicadores de Qualidade na Educação, propostos pelo Inep. São eles: Gestão Escolar Democrática; Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola; Ambiente Educativo; Prática Pedagógica; Avaliação; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. O módulo sobre Ambiente Físico Escolar foi concluído em 2018, após nove encontros. Na oportunidade, foram tratados aspectos legais e práticos sobre a gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Colaboração: Edinéia Rauta

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Gestores escolares se reúnem para discutir Planejamento Estratégico da Gestão e PPP

Enviando Comentário Fechar :/