viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Itália celebra Dia de Anita e Giuseppe Garibaldi com plantio da Rosa de Anita

Cidade italiana celebra passagem do casal Garibaldi pelo local em 1849. Ato é realizado anualmente.

Itália celebra Dia de Anita e Giuseppe Garibaldi com plantio da Rosa de Anita
(Foto: Divulgação/Internet)

Em Cesenático, a região com maior atividades garibaldinas da Itália, este domingo, 2, foi de muita festa. A cidade preparou um grande evento para comemorar o Dia de Garibaldi, que relembra a passagem do casal revolucionário ao local em 1849 e também o momento em que Anita Garibaldi, já enferma, ditou sua última carta.

O ato teve a participação de autoridades de cidades conveniadas com cidades da região da Emilia-Romana, e que estão conveniadas com cidades catarinenses para prepararem eventos comemorativos ao bicentenário de nascimento da heroína catarinense. No próximo dia 30 de agosto, faltará exatamente 365 dias para as celebrações que devem ocorrer em 2021, unindo Brasil, Itália, San Marino e Uruguai.

No ato, o historiador Andrea Antonioli, diretor do Museu e Biblioteca Renzi, que lidera as comemorações do bicentenário em solo europeu, mencionou que havia recebido duas cartas: uma do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e outra do prefeito de Laguna Mauro Candemil, ambas cumprimentando e agradecendo as homenagens à mais ilustre filha da cidade juliana.

A principal praça da cidade de Cesenático recebeu um exemplar do híbrido Rosa de Anita, criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli para representar a personalidade da heroína em forma de flor. A rosa é o símbolo oficial do bicentenário.

Para o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, a receptividade do público italiano ao ato demonstra o carinho e a importância do casal Anita e Giuseppe para a Itália. "Mesmo distantes, celebramos a festa realizada pelos nossos irmãos garibaldinos da Itália, o evento deste domingo deixa claro que a memória de Anita deve ser cada vez mais reverenciada não só lá, mas também aqui", diz. Anita é considerada a mãe da pátria italiana.

Símbolo das comemorações

A Rosa de Anita é o híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.

Sobre o projeto do bicentenário

O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinense, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos. Até 2021, a ideia é que sejam realizados eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.

Colaboração: Luis Claudio Abreu

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Itália celebra Dia de Anita e Giuseppe Garibaldi com plantio da Rosa de Anita

Enviando Comentário Fechar :/