brde

BRDE

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Mantido acesso à Barra de Ibiraquera pela Praia do Luz

Legislação municipal foi alterada para permitir a passagem de veículo quando o canal estiver fechado. No entanto, a permanência de veículos continua proibida.

Mantido acesso à Barra de Ibiraquera pela Praia do Luz
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbituba)

Há anos, moradores e turistas utilizam o acesso que passa por dentro da Praia do Luz para fazer o percurso Ibiraquera - Barra de Ibiraquera e vice-versa, sem precisar recorrer a BR-101, quando a Barra se encontra fechada. Mas, desde outubro do passado, com a publicação da Lei Municipal 4.949, os condutores que utilizavam esse caminho estavam cometendo uma infração à Lei.

Diante dos inúmeros pedidos e após consulta popular nas redes sociais, o vereador licenciado, Gilberto Pereira (o Beto do Zé Neide), agora secretário de Infraestrutura de Imbituba, propôs através do Poder Executivo, a alteração na Lei, permitindo a passagem de forma cautelosa no trecho que liga os bairros de Barra de Ibiraquera à Ibiraquera pela Praia do Luz. Texto prevê a passagem apenas quando o canal da Barra está fechado, proibindo a permanência dos veículos no local. O documento também fixa a criação de bolsões de estacionamento para os usuários da Praia do Luz.

"Trabalhamos pela preservação do meio ambiente, e o que me preocupa mais são as ações humanas. Quando bem articuladas, as ações trazem um impacto baixo mediante seus benefícios. Esse acesso faz parte da nossa história, que não podemos deixar para traz. É nossa cultura, além de garantir o direito constitucional das pessoas de ir e vir", explica o Vereador Gilberto Pereira, o Beto. "A Praia da Barra é peculiar, o acesso se faz quando o canal está fechado. Precisamos aprimorar alternativas para facilitar a vida da população e dos turistas. Muitas famílias passam por ali para trabalhar. O acesso gera mais opções de emprego, promover o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, respeitando as tradições já estabelecidas", explica o Vereador Gilberto Pereira, o Beto.

Fala, comunidade

Uma enquete foi feita nas redes sociais do Vereador, com a participação de mais de 200 internautas. O resultado foi de 76% de usuários que defendem a necessidade do acesso, pontuando que ele deve ser sinalizado e fiscalizado. "É preciso frisar que não estamos propondo a liberação de veículos na Praia ou o estacionamento em qualquer local, mas um acesso entre dois pontos, devidamente sinalizado e os bolsões de estacionamento que priorizem a segurança dos banhistas", completa Beto.

Em acordo com a Lei

Segundo o Secretário, as praias abertas são consideradas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como vias terrestres à circulação pública e, com alteração da lei municipal, a SEINFRA junto com o DEMUTRAN irá delimitar a área do trânsito da travessia e fazer os bolsões de estacionamento, também obrigatório por Lei.

O texto foi aprovado na Câmara de Vereadores de Imbituba na sessão de 16 de dezembro. "Agradeço ao Prefeito Rosenvaldo Junior por ter acreditado no nosso projeto e o enviado à Câmara. Ainda essa semana faremos as delimitações e os bolsões", completa Beto.

Com informações da Assessoria

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Mantido acesso à Barra de Ibiraquera pela Praia do Luz

Enviando Comentário Fechar :/