viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Meningite: “não há motivo pra pânico”

Tranquiliza secretária de saúde de Garopaba. A gestora da pasta explica o caso registrado em março, quando uma criança, residente no município, com complicações de saúde, precisou ser internada após ser diagnosticada com inflamação nas meninges. Gripe também chama a atenção no Estado: 168 casos graves já foram identificados.

Meningite: “não há motivo pra pânico”
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbituba)

Santa Catarina registrou no primeiro semestre deste ano 20 casos de meningite meningocócica e três mortes. Um dos óbitos foi registrado no último dia 16 de junho. Uma adolescente de 12 anos, moradora de Imbituba, faleceu internada no hospital infantil Joana de Gusmão. Ainda na cidade portuária, outra adolescente teve o mesmo diagnóstico.

Leia também: Áudio relatando falso caso de meningite em Garopaba volta a circular na internet

No entanto, não existe surto ou epidemia de meningite meningocócica no Estado. A gravidade desse tipo de doença, porém, assusta a população. Na região, além de Imbituba, Garopaba também aparece no levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Esse fato, inclusive por falta de informação, deixou os moradores da cidade ainda mais preocupados.

Conforme divulgamos nesta quarta-feira (3) há informações desencontradas, inclusive com mensagens de falsos casos sendo espalhadas pelo aplicativo de conversa WhatsApp. De acordo com a secretária de saúde do município, Luciana de Abreu Corrêa, não há motivo pra pânico. Segundo a gestora da pasta, o caso registrado no mês de março foi isolado. “Esse caso é grave e foi bastante específico, mas não foi um caso de meningite que circulou no município. A criança tem um diagnóstico maior, ela tem câncer e precisou ficar hospitalizada durante um tempo e teve uma inflamação das meninges”, detalha.

Outro caso que também tem chamado a atenção da população é de um homem que está internado no Hospital Universitário de Florianópolis diagnosticado com meningite bacteriana. Apesar de esse paciente ter circulado em Garopaba, segundo a secretária, não há nenhum registro de que ele tenha sido atendido em unidades de saúde do município. "Ele foi atendido diretamente em Florianópolis", esclarece.

No entanto, o momento é de vigilância quanto às doenças virais e bacterianas que são contagiosos. A prevenção para alguns tipos de meningite, principalmente meningocócica, gripes e resfriados requer evitar aglomerações, manter ambientes arejados, usar álcool gel e higienizar as mãos com frequência. Quem estiver com tosse ou espirros deve usar lenço descartável e, na falta desse, usar o antebraço e não as mãos.

“Na primavera e no verão, com temperaturas mais altas, costumam aparecer casos de meningite virais. Já na época do frio, aumentam as doenças de transmissão respiratória, entre elas gripes, resfriados e alguns tipos de meningite, como a meningocócica, que tem rápida evolução e pode causar morte.” Explica o médico infectologista Fábio Gaudenzi, da DIVE.

A causa mais comum da doença é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca. A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro

Gripe em SC

Gaudenzi destaca ainda que a estimativa é de que um terço da população do Estado tenha gripe no inverno. Essa projeção representa dois milhões de pessoas. O monitoramento da Diretoria foca nos casos mais graves. “Tivemos, conforme último levantamento, 168 casos de gripe identificados como graves e 18 óbitos, sendo 16 pelo vírus H1N1. É o mesmo patamar de anos anteriores”, contabiliza Gaudenzi.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Meningite: “não há motivo pra pânico”

Enviando Comentário Fechar :/