viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Mercado doméstico

Pesquisa da Fecomércio revela que 62,5% dos turistas que visitaram a Serra são catarinenses. Famílias e casais lideram os percentuais de visitantes.

Mercado doméstico
(Foto: Reprodução/Internet/mapanamao.com.br)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC) divulgou nesta semana os resultados da Pesquisa de Inverno, que avaliou a movimentação turística na Serra durante a estação. O principal destaque foi a presença maciça de catarinenses entre os turistas, que chegou a 62,5% do total. Embora o maior público seja formado por famílias (45,5%) e casais (21,8%), cresceu o percentual de grupos de amigos (de 15,4% para 18,2%) e de pessoas que viajam sozinhas (6,6% para 11,2%). Segundo o estudo, os principais atrativos que motivaram o turismo foram o clima, as belezas naturais, a hospitalidade e a gastronomia. As atrações mais citadas se concentram em três cidades: Urubici, Lages e Urupema. "Apesar da variação negativa de faturamento (de -0,8%) na comparação com o ano passado, a série histórica indica recuperação. Em 2018 (-5,7%) e 2017 (-3,3%) a retração havia sido ainda maior", disse o superintendente da Federação, Renato Barcellos. O inverno termina oficialmente na próxima segunda-feira (23).

Porto estadualizado

O Porto de Laguna, que já foi o mais importante de Santa Catarina e hoje, como terminal pesqueiro, responde por 9% da comercialização de pescado catarinense, agora é estadual. Mais uma iniciativa que pode favorecer o desenvolvimento da região, considerada uma das mais deprimidas economicamente. A movimentação atual é estimada é de 2.500 toneladas de pescado ao mês, gerando aproximadamente 200 empregos na região. Com a nova gestão da SCPar, o Terminal Pesqueiro de Laguna será reestruturado e modernizado, incluindo aí a revitalização das docas e o aprofundamento do calado. O deputado Felipe Estêvão (PSL), que é lagunense, assumiu essa bandeira desde o começo de seu mandato e convenceu o governador Carlos Moisés a encampar o porto. "Minha única residência fixa hoje é em Laguna. Estou muito satisfeito em poder dar esta alegria ao povo daqui. Demos o primeiro passo para alavancar o crescimento do terminal", manifestou o governador. Já Estevão se disse emocionado. "Desde criança ouço histórias maravilhosas sobre o porto. Agradeço a sensibilidade do governador, do diretor da SC Par, Gustavo Salvador, dos demais deputados e autoridade", disse o parlamentar em seu discurso. A estadualização do porto de Laguna foi comemorada também pela Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa. E pela população, como dá para perceber pela imagem.

Afinados 

O governador Moisés e o deputado Estevão têm dado cada vez mais sinais de afinidade. No evento da estadualização do Porto de Laguna, Moisés se referiu ao parlamentar várias vezes e os dois permaneceram juntos quase todo o tempo. Patrimônio que pode pesar a favor de Estevão nas eleições municipais de 2020.

Liberdade econômica 

Falando em Fecomércio-SC... A entidade receberá nesta sexta-feira (20), em sua sede, na Capital, o deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen. Ele é relator da Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica (881/2019) e vai responder questionamentos sobre o tema. A MP, que está para veto/sanção presidencial, diminui a burocracia e flexibiliza processos para empresas e empreendedores. Também estabelece uma série de mudanças nas legislações trabalhista, empresarial e cível.

Vários pontos foram alterados ou retirados do texto durante a tramitação, como a autorização para o trabalho aos domingos e feriados. Por outro lado, outros, considerados estratégicos, foram mantidos, como o fim da exigência de licenças e alvarás para atividades e empreendimentos de baixo risco. Ainda que o prazo final para sanção seja a próxima terça-feira (24), a medida deve ser sancionada nesta sexta-feira mesmo.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Mercado doméstico

Enviando Comentário Fechar :/