brde

BRDE

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Morongo diz ter contraído Coronavírus em fevereiro

O empresário, fundador da Mormaii, que também é médico, não realizou teste nem procurou os serviços de saúde por ter, segundo ele, sintomas muito fracos e não ter comorbidades. “Sou um cara saudável”.

Morongo diz ter contraído Coronavírus em fevereiro
Pelas redes sociais, deputado federal Daniel Freitas, anuncia que Morongo teve Covid-19. Médio fez autodiagnóstico (Foto: Divulgação)

O diretor-presidente e fundador da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, disse, em entrevista exclusiva ao portal Notícias In Foco, na manhã desta quinta-feira (23), por telefone (ouça abaixo), que foi infectado pelo Coronavírus (Covid-19). O empresário, que também é médico, revelou que teve os sintomas da doença em fevereiro, logo após o carnaval, e que não procurou os serviços de saúde e também não fez testes. O possível contágio veio a público nesta quarta-feira (22) quando o deputado federal Daniel Freitas (PSL) postou foto nas redes sociais ao lado de Morongo, informando que o empresário havia se infectado. Daniel também testou positiva à doença e já está curado.

Por ser da área da saúde, ele relatou que logo que começou a sentir os sintomas, parecidos com uma gripe, procurou se resguardar e se proteger. “Não fiz teste porque na época nem tinha disponível. Eu tive leve coriza, mal estar, e também diarreia. Algumas pessoas que convivem comigo, também tiveram, algumas até com sintomas um pouco mais consideráveis, mas ninguém precisou ir ao hospital”, conta.

Morongo, que recém completou 71 anos, também acrescenta que o filho e a esposa dele, que haviam retornado de uma viagem, tiveram os sintomas. O empresário é a favor chamado isolamento vertical, preservando as pessoas dos grupos considerados de risco e considera que as mortes do Brasil serão bem menores do que os demais países, em razão da pandemia ter iniciado no verão. “No inverno, principalmente nos países do hemisfério Norte, é baixíssima a exposição do sol. Com pouco sol, as pessoas não produzem a vitamina D, e essa vitamina é fundamental na formação dos anticorpos. Aqui, o vírus chegou com as pessoas saindo da praia, com o corpo cheio de vitamina D”, analisa.

O pediatra que atuou como clínico geral em Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba, assim que chegou à região, também fala da vacina BCG, que pode trazer uma resistência ao Covid-19 no Brasil. A vacina contra tuberculose é aplicada em bebês recém-nascidos em países que sofrem ou já sofreram com a doença, como o Brasil.

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é que os testes rápidos distribuídos pelo governo sejam apenas utilizados em profissionais da saúde e segurança pública e que os testes PCR, realizados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), sejam realizados apenas em pacientes hospitalizados. Só estão testando os sintomáticos os municípios que compraram, por conta própria, testes rápidos. Garopaba ainda não adquiriu. Morongo acredita que, com essa recomendação, muitos sintomáticos podem ser positivos ao vírus e o número de pessoas infectadas seja bem maior.

Ouça parte da entrevista, gravada por telefone:

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Morongo diz ter contraído Coronavírus em fevereiro

Já temos 4 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Mônica costas

Mônica costas

Bem sou moradora de Curitiba e bem no feriado de carnaval sai de casa então ,após ir até minha mãe e voltar depois da quarta d sinzas tive todos os sintomas febre cansados vontade de ficar deitada tosse dor nos olhos leve falta de ar falta de oufato e paladar observação :após eu meu marido teve meu filho de 4 anos também e o amigo do meu marido que ele vai de carona ficou de cama resumo o corona já tá aí faz e tempo ! Bem antes do carnaval!
★★★★★DIA 04.05.20 16h32RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Maria Maria

Maria Maria

Gostaria de saber se ele teve contato com outras pessoas e se fez quarentena,? e o que tem feito para ajudar os Garopabense que estão passando por esse período tão dramático com essa pandemia.?
★★★★★DIA 02.05.20 11h01RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Thiago Pereira

Thiago Pereira

Como ele respondeu na entrevista, disse ter tomado cautela após suspeita de estar contaminado com a doença.

★★★★★DIA 02.05.20 11h14RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Giscard Carmo

Giscard Carmo

E por que motivo só agora ele expôs o fato? Acho eu, que ele como um empresário da cidade, onde emprega várias pessoas, deveria ter colocado o fato o quanto antes para a comunidade. Pra mim, ele errou em não ter feito o comunicado assim que soube do contágio.
★★★★★DIA 23.04.20 20h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/