viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Neste verão, Praia do Ouvidor só terá metade da orla para estacionamento de carros

Decisão da prefeitura de Garopaba foi tomada em conjunto com o Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Neste verão, Praia do Ouvidor só terá metade da orla para estacionamento de carros
Praia do Ouvidor terá proibição gradativa de veículos (Foto: Magali Borges)

A próxima temporada será diferente na Praia do Ouvidor, a penúltima praia ao extremo Sul de Garopaba. Uma das preferidas pelos nativos e turistas por ser única a ter acesso de carros na orla, tem, se não a última, uma das derradeiras temporadas com esse privilégio. Neste verão a praia estará fechada pela metade para carros. O acordo que envolve a prefeitura, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar foi firmado em reunião com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), órgão que pede o cumprimento de uma Lei Federal que proíbe o trânsito de veículos automotivos em praias.

Sem volta, num futuro não muito distante não será mais possível tomar banho de sol, surfar, curtir a praia com a família com a facilidade de estacionar o carro a poucos metros da água da Praia do Ouvidor. Por enquanto, nesta temporada, uma divisão permitirá que os carros cheguem até o meio da praia, tendo como ponto de referência o posto de guarda-vidas. No entanto, segundo o prefeito de Garopaba, Sérgio Cunha (PSD), as pessoas poderão acessar o canto Norte da praia para deixarem seus pertences. Para esse controle será necessário a presença diária de um fiscal que, no primeiro momento seria um policial militar, para controlar o acesso e retorno do veículo que só poderá ser estacionado no local demarcado.

Sem a necessidade de ser firmado um Termo de ajustamento de conduta (TAC) o MPSC aceitou a proposta da gestão municipal de proibir o acesso de veículos a praia da forma gradativa. Na manhã desta quinta-feira (20) Sérgio Cunha comunicou a decisão à imprensa. Acompanhado do secretário de Infraestrutura Luiz Bernardo, Cunha adiantou que já existe um projeto para conclusão da pavimentação da estrada que dá acesso à praia. A obra que está em execução no momento deve ter pavimentação concluída próxima ao local conhecido como “pedra do macaco”. No próximo ano, segundo o prefeito, o município deve buscar recursos para concluir a pavimentação do trecho. O futuro calçamento terá 14 metros de largura, permitindo o estacionamento em 45 graus. Conforme o prefeito adiantou, já existe a intensão de proprietários de áreas próximas a praia em explorar o serviço de estacionamento particular no local.

No acordo, a prefeitura ficou responsável pela colocação de placas de sinalização no local. Os guarda-vidas serão responsáveis pela colocação dos cones de demarcação, na parte central da praia. Já a PM será responsável pela orientação e fiscalização do local, cobrando dos frequentadores o cumprimento das novas normas. O secretário de Infraestrutura garantiu que moradores e a comunidade pesqueira da praia terão acesso liberado no local. No entanto, ninguém poderá estacionar na parte demarcada como proibida.

Neste verão, Praia do Ouvidor só terá metade da orla para estacionamento de carros[Prefeito Sérgio Cunha (D) apresentou as mudanças acompanhado do secretário Luiz Bernardo (E) (Foto: Fábio Teixeira]

De acordo com a Lei Federal 7.661, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e o decreto 5.300 que regulamente a citada lei, para evitar danos ambientais é proibido transitar com qualquer veículo automotor nas faixas costeiras, mas, já que o litoral brasileiro é muito extenso, a fiscalização fica por conta de cada município. Essa lei embasa o MPSC na cobrança da proibição total, assim como foi adotado na Praia da Ferrugem e na Barra de Ibiraquera, em Imbituba.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Neste verão, Praia do Ouvidor só terá metade da orla para estacionamento de carros

Já temos 11 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maria Meri

Maria Meri

Boa ideia, necessária, há anos esperada e já vem tarde.no entanto poderia ser colocados avisos em placas, desde o início da estrada já a partir da Peixaria do Sena, ao longo dos 2 km de estrada, pois quem chega lá com seus pertences vai ter que trocar a rotina. Quando vai solucionar de vez e colocar um transporte coletivo aberto, tipo uma jardineira? As pessoas poderiam pagar um valor simbólico e levar sua tralha até a beira-mar, sem ter que levar carro pra lá. Se tivesse essa opção o dia todo, muitos iam mudar de atitude. Claro, os que querem aparecer queimando óleo ou fazendo cavalo de pau ou atormentar os vizinhos com som insuportável não iam gostar, mas aí seria outra conversa.
★★★★★DIA 25.12.18 20h56RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Luciane B

Luciane B

Boa tarde, estive na tarde de hoje na praia, estava um caos de carros amontoados...
A placa informando a proibição do estacionamento fica ao lado do corpo de bombeiros e como já quem está acostumado estacionar não vou observar, sendo que os cones ficam na metade da areia os carros passavam pelos lados.
Faltam placas na orla da praia, pois cfe os carros passassem teriam como ver... e voltariam o que nao aconteceu. Nisso a policia chegou multando e não orientado cfe informado.
★★★★★DIA 23.12.18 18h25RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Luciane B

Luciane B

Fui na praia, tem apenas uma placa informando que o estacionamento a partir di seria proibido o estacionamento, num lugar do lado dos bombeiros, e os cones estavam até a metade... Como as pessoas sempre passaram, falta mais placas no decorrer da orla informando. Muitas pessoas estacionaram .. e a policia chegou multando... Não informando como informado.
Att
Luciane , Joinville
★★★★★DIA 23.12.18 18h10RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
sidnei caponi

sidnei caponi

Boa ! Beira mar não é lugar de carro. Som alto, poluiçao de escapamento , risco de motoristas bebados , estacionem na rua e vão caminhando , todas as praias tem que ser fechadas para transito de veiculos, ouvidor no verão nem parece praia é um amontoado de farofa ! Parabens.
★★★★★DIA 22.12.18 15h08RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
André Wilbert

André Wilbert

Acho que estão caminhando no sentido certo. Tropeçando um pouco, mas no sentido certo.

Já dá pra prever ALGUNS novos problemas, e espero que a Prefeitura também já tenha visto isso.

1) Os carros vão se amontoar de tal maneira no espaço, que vai ser difícil manobrar. É muito provável que ocorram pequenos acidentes. Momentos em que a saída de carros seja mais intensa, pode gerar algum tumulto - momentos como o final da tarde, uma tempestade chegando, etc.

2) Os carros vão se amontoar também na rua que dá acesso, dificultando o trânsito de "não turistas". A população local, viaturas da polícia, e até ambulâncias terão dificuldade para passar em todos os sentidos. Quero ver quando ocorrer a primeira briga na praia, ou uma emergência médica.

A prefeitura poderia pavimentar uma área logo na chegada, com estacionamento, praça e espaço para alguns estabelecimentos como quiosques e lojas de artigos diversos (aquelas onde compramos uma cadeira de praia, um guarda sol, um maiô, etc), e um posto para a PM e Salva-Vidas. Isto iria enriquecer o local e preservar a faixa de areia.

EU tentaria fazer isso!
★★★★☆DIA 21.12.18 15h04RESPONDER
sidnei caponi
Enviando Comentário Fechar :/
Raquel Bachtold

Raquel Bachtold

So pra deixar claro ; o prefeito poderia primeiro fazer a pavimentação e o estacionamento em 45 graus ; para então poder proibir o estacionamento de carros ! Se é pra mudar pra melhor; que faça direito !!!!! E não pela metade !!!! Há cinco anos moro aqui e todo ano é a mesma merda !!! Os turistas estacionam o carro pela via que chega a praia e não há fiscalização!!! Os próprios cidadãos que fazem o trânsito fluir; regulando as subidas e descidas dos veículos !!!! O certo era primeiro arrumar lugar onde deixar o carro !!! E depois pensar em proibir a entrada dos mesmos na praia !!! Ano passado ; a praia estava tão lotada ; que fizeram três fileiras de carros !!! Mal e mal dava de passar ; pq existem alguns retardados que tomam vaga de dois veículos ! E já q o prefeito está querendo mostrar serviço; cadê o dinheiro que seria pra aumentar a cisternas da Casan??? Entra ano e sai ano sempre falta água na temporada; não bastasse isso ; além de ficar 15 dias sem água ; quando a conta chega ; vem um valor exorbitante!!!! Roubam a gente na cara dura !!!! Cadê um milhão de reais que disseram que seria pra aumentar as cisternas ???? Alguém embolsou ; única razão e motivo pra continuar a faltar água ; aew os moradores pagam as taxas para os turistas usarem !!!!!
Senhor Sérgio Cunha; comece a fazer sua parte como prefeito !!! Desse jeito ; vc acha q está colocando ordem ; mas na realidade está é fazendo tudo atravessado ! Vcs não dao conta nem de pavimentar as estradas do município ; o que tem de estrada esburacada nos bairros não é brincadeira e vem dizer q vai fazer o estacionamento em 45 graus ??? Pra quando ??? Daqui a 5 anos ??? No mínimo né
★★★★★DIA 21.12.18 09h04RESPONDER
Edison Augusto
Enviando Comentário Fechar :/
Edison Augusto

Edison Augusto

Parabéns pelo seu comentário, você como moradora deve saber que tudo acontece em seu bairto, deveriam fazer reunião com moradores do lugares para tomar alguma atitude.
★★★★★DIA 21.12.18 16h47RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Thiago Pereira

Thiago Pereira

.

★★★★★DIA 21.12.18 19h05RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Júlio Régis Rosa

Júlio Régis Rosa

Entendido Valeu obrigado pela rapidez
★★★★★DIA 20.12.18 17h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Júlio Régis Rosa

Júlio Régis Rosa

Oi queria saber se é garantido a "moradores" e comunidade pesqueira a entrada de carro para a outra metade da praia ???
★★★★★DIA 20.12.18 17h40RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Thiago Pereira

Thiago Pereira

Olá Júlio. Na coletiva ficou claro que sim. Os pescadores para o transporte de materiais e até mesmo pescado. Já com relação aos moradores, são aqueles que precisam passar pela praia para acessarem suas casas. Quem for morador da região e for a praia seguirá a mesma regra que os demais. Poderá ir até a outra metade da praia deixar seus pertences e retornar para estacionar onde estará demarcado. O que entendemos é que ninguém poderá estacionar na outra parte.

★★★★★DIA 20.12.18 17h56RESPONDER
Júlio Régis Rosa
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/