viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Otimismo entre as MPEs

Pesquisa revela que 70,5% dos pequenos negócios estão otimistas com relação à melhora da situação econômica do país. Leia esse e outros assuntos na coluna Pelo Estado desta terça-feira (12).

Otimismo entre as MPEs
(Foto: Divulgação)

A pesquisa Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios apontou que as vendas deste segmento apresentaram o melhor resultado dos últimos cinco anos em Santa Catarina. Entre os 400 entrevistados, em todas as regiões e nos setores de indústria, comércio e serviço, 58,5% registraram aumento no período de outubro a dezembro de 2018, incremento de 7,22 pontos em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o índice de empresas que tiveram queda nas vendas caiu de 29% para 18%. Além disso, os índices de compras e custos também melhoraram 5,48 pontos e 0,65 pontos, respectivamente. Todos os setores avaliados registraram evolução, com destaque para a indústria, que atingiu 52,20 pontos. O diretor superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Fonseca, afirma que os dados são positivos e representam que a confiança das pequenas empresas está crescente. "A própria pesquisa aponta isso, já que 70,5% dos entrevistados se mostraram otimistas com relação à melhora da situação econômica do país, que era de 28% no trimestre anterior. Esse é o melhor resultado já obtido das 17 medições realizadas." Com isso, melhorou também a disposição para investimentos - 21,5% dos pequenos negócios preveem investir nos próximos meses, aumento de 1% com relação ao ano anterior. "Os empresários também apontaram que as contratações irão aumentar até março, chegando a 0,97%. Esse dado é incomum para esse período do ano, que registrou -0,32% em 2018", finalizou o superintendente do Sebrae-SC.

Só em 2020!

Parece história da carochinha, mas é a Serra da Rocinha. Isso mesmo. A ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que recebeu ordem de serviço em 2013, com promessa de conclusão em 2018 e depois 2019, só ficará pronta em setembro de 2020. Uma comitiva formada pelo deputado estadual José Milton Scheffer (PP), pelas federais Geovânia de Sá (PSDB) e Carmen Zanotto (PPS), e pelo ex-deputado Manoel Mota (MDB) visitou o local com um grupo de prefeitos da região. De acordo com informações dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-SC), a obra não chegou sequer à metade. Os atrasos resultaram dos processos de desapropriação e do surgimento de casos não previstos de contenção dos taludes. Vale lembrar que a expectativa pela pavimentação do trecho, que liga Timbé do Sul (SC) a São José dos Ausentes (RS), já se estende há mais de 50 anos. A obra é de extrema importância para o Sul catarinense, não só para o transporte de cargas, mas pelo potencial turístico. Neste momento, é a maior obra do governo federal no Sul do estado.

"Queremos colocar Santa Catarina no mapa do mundo. Temos potencial e capilaridade para atrair parcerias no Reino Unido, por exemplo, para pesquisas, desenvolvimento e inovação, seja por intermédio dos 13 Centros de Inovação, em implantação pelo nosso Estado, bem como os demais ecossistemas, ou mesmo por intermédio das nossa unidades de geração de energia limpa e distribuída"

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, sobre missão internacional que está realizando e de onde retorna na quinta-feira (15)

Déficit e auditoria Promete ser agitada a reunião da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), marcada para quarta e quinta-feira (13 e 14). Tudo por conta de um déficit orçamentário que alguns estimam em R$ 100 mil. O presidente da Fecam, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, deve encaminhar pedido de auditoria. E tem o apoio do prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, segundo vice-presidente da entidade, e da prefeita de Vargem, Milena Becher, presidente da Escola de Gestão Pública Municipal. Ambos vêm de diretorias anteriores e estranharam a mudança de práticas nas últimas gestões. Gastos excessivos em contratações e eventos é apenas uma das possíveis causas do desequilíbrio financeiro da Federação.

Falando em energia... Especialistas em geração de energia de biogás e solar fotovoltaica da Baviera, região da Alemanha líder no uso das energias renováveis, participam do Seminário Internacional de Energias Renováveis, que ocorre hoje, no auditório do IFSC, em Gaspar. A Associação do Produtores de Energia de Santa Catarina é uma das apoiadoras do evento, que pretende promover o intercâmbio de conhecimentos sobre as possibilidades tecnológicas para a geração de energia limpa no estado.

Sem intermediários 

Dois empresários egressos da UFSC lançaram uma plataforma online para negociação de imóveis. Seguindo as tendências e novos hábitos de consumo da sociedade, a plataforma denominada "entre.casa" segue a ideia de outra já bem conhecida no mercado, o Airbnb. Sem intermediação de imobiliárias e corretores, a ideia é colocar os negociadores frente a frente. A plataforma foi lançada em fevereiro e mesmo em tão curto espaço de tempo já tem superou os 200 imóveis cadastrados em mais de 25 cidades catarinenses.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Otimismo entre as MPEs

Enviando Comentário Fechar :/