viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Pela primeira vez na temporada, praia de Garopaba apresenta ponto impróprio em relatório do IMA

Na Capital Catarinense do Surf, apenas um ponto está negativo e condição pode estar ligada as fortes chuvas dos últimos dias. Laguna também apresenta apenas um ponto poluído e Imbituba e Jaguaruna continuam com 100% de balneabilidade. Na capital e nas praias do Norte do Estado a condição é bem pior. Só em Bombinhas, por exemplo, dos 9 pontos analisados, cinco estão poluídos.

Pela primeira vez na temporada, praia de Garopaba apresenta ponto impróprio em relatório do IMA
Situação de praias poluídas é mais preocupante na região Norte do Estado. No Sul, apenas alguns pontos aparecem poluídos de forma alternada, durante a temporada. (Foto: Ailton Rodrigues)

O sétimo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) trouxe aumento no número de pontos impróprios para o banho nas praias catarinenses. Dos 229 locais analisados no litoral, 77 estão contaminados. Esse número representa 33,6% do total vistoriado. As análises feitas na semana passada foram divulgadas nesta sexta-feira (18).

Na região, Imbituba e Jaguaruna mantiveram o índice positivo em todos os pontos analisados, garantindo 100% de balneabilidade a seus moradores e visitantes. Já Garopaba, pela primeira vez na temporada, apresentou um ponto impróprio. Segundo o relatório semanal, a coleta feita no dia 14 de janeiro, no ponto da Rua Lauro Müller, na Praia Central, apresentou ponto negativo ao banho. O mesmo ocorre na Prainha do Farol, no Farol de Santa Marta, em Laguna. Ainda em Garopaba, o restante dos pontos analisados – Praia da Ferrugem, Praia do Siriú, Praia da Vigia e demais pontos da Praia Central, estão próprios ao banho.

Na semana passada, eram 60 pontos impróprios no Estado, o que representou aumento de 17 locais. As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta semana contribuíram para a piora. Essa contaminação por esgoto doméstico é verificada pela contagem da bactéria Escherichia coli presente nas fezes de animais e que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, explica o IMA.

Só na Capital, dos 85 locais avaliados, 23 estão impróprios para o banho, o que representa 27% dos pontos poluídos. Uma das situações mais críticas aparece em Balneário Camboriú: dos 15 pontos avaliados, 12 estão impróprios (80%). Em Porto Belo cinco dos seis pontos da análise estão impróprios, já em Bombinhas, são nove locais avaliados e cinco impróprios.

O levantamento do IMA é divulgado semanalmente. A orientação é que os banhistas consultem o documento no site do instituto ou baixem o aplicativo “Praias SC”, disponível para celulares com sistema operacional Android.

Veja a situação das praias de Garopaba, Imbituba e Laguna, conforme o relatório do IMA

Pela primeira vez na temporada, praia de Garopaba apresenta ponto impróprio em relatório do IMA

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Pela primeira vez na temporada, praia de Garopaba apresenta ponto impróprio em relatório do IMA

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Themis Azzi

Themis Azzi

Aqui em Garopaba todo ano é a mesma coisa. pagamos impostos, a canalização do esgoto foi concluído, só faltou planejamento para o escoamento do mesmo. Não sei onde vai o dinheiro dos impostos arrecadados, que não é pouco. Falta saneamento, limpeza nas ruas, conservação das mesmas, saúde.
★★★★★DIA 22.01.19 16h11RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcos Santos

Marcos Santos

Bombinhas cobra pedágio e não garante o mínimo que seria a balneabilidade de suas praias. Vergonha.
★★★★★DIA 21.01.19 21h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
sidnei caponi

sidnei caponi

Ah para ! Só nesta temporada ! Todo ano é a mesma bosta (literalmente ) . Esgotinho no centro é direto !
★★★★★DIA 21.01.19 20h42RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/