viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Por alteração no sistema, serviço de entrada ao Seguro Desemprego está indisponível em Garopaba

Prefeituras vinculadas ao programa do Ministério da Economia tinham até o dia 30 de junho para cadastrar um servidor para cada serviço oferecido como, por exemplo, a emissão de Carteiras de Trabalho e atendimento do Seguro Desemprego.

Por alteração no sistema, serviço de entrada ao Seguro Desemprego está indisponível em Garopaba
(Foto: Reprodução/Internet)

Os trabalhadores de Garopaba estão tendo problemas ao acessar os serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Desde o dia primeiro de julho quem precisa dar entrada ao Seguro Desemprego tem que ir até o Sine de Imbituba.

“Fui lá no Sine e me informado que aqui em Garopaba não está sendo possível dar entrada no meu seguro, só em Imbituba. Pra minha surpresa, cheguei lá e fui informado que eles só atendem 17 pessoas por dia. Pra garantir atendimento tem que chegar cedo”, alerta o trabalhador que entrou em contato com o noticiário e preferiu não ser identificado.

Para ele, ter esse serviço na cidade é um direito do trabalhador. “É o mínimo que podemos ter, já que o Seguro é uma solução que precisa ser agilizada rápido, até encontrarmos outro emprego”.

Essa indisponibilidade está ocorrendo desde o início do mês de julho, quando o Ministério da Economia alterou a forma dos servidores acessarem os sistemas de acesso aos serviços.

No entanto, uma comunicação interna da Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda (DITE), emitida em 2 de maio, assinada por Ricardo Amorim, coordenador estadual dos postos do Sine de Santa Catarina, alertava aos prefeitos e secretários municipais, responsáveis pelos serviços nos municípios, sobre essa mudança. No comunicado, destacado como uma observação importante, ele alertava para a necessidade dos municípios se organizarem e cadastrar no sistema um usuário para cada serviço. Antes, um agente poderia ter acesso a várias funções como emitir Carteira de Trabalho e atender o trabalhador para dar entrada na solicitação do Seguro Desemprego.

Conforme a prefeitura de Garopaba, a exigência de profissionais capacitados para cada sistema está sendo providenciada e os servidores estarão passando por treinamento durante o mês de agosto. Até lá, o serviço de Seguro Desemprego segue indisponíveis no município, tendo o morador de Garopaba que se descolar até Imbituba.

Questionada sobre os motivos porque não se atentou ao treinamento e a nova forma de acesso, antes do prazo final, a prefeitura disse que houve uma interpretação equivocada quanto à informação repassada já que foi entendido que havia a possibilidade de ser cadastrada uma senha no CPF do servidor e outra no CNPJ do município, situação que não foi possível, acarretando no bloqueio dos acessos.

Ainda de acordo com o Executivo municipal, naquele momento, também não tinham servidores disponíveis para serem capacitados.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Por alteração no sistema, serviço de entrada ao Seguro Desemprego está indisponível em Garopaba

Enviando Comentário Fechar :/