quermesse-garopaba

Quermesse Garopaba

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Reunião define acordo entre surfistas e pescadores para o período de pesca da Tainha

Acordo entre categorias manteve decisão de anos anteriores, proibindo a prática de surf em algumas praias e utilizando o sistema de bandeiras em outras.

Reunião define acordo entre surfistas e pescadores para o período de pesca da Tainha
Acordo promove harmonia entre a pesca e o Surf (Foto: Divulgação/Facebook)

Pescadores artesanais e surfistas de Garopaba celebraram mais um acordo para a temporada da pesca da Tainha em reunião realizada na noite desta sexta-feira (26). A Secretaria de Agricultura e Pesca do município promoveu o encontro com representantes das duas classes que mantiveram as mesmas regras das temporadas anteriores. A decisão entra em vigor no dia 1º de maio e se estende até o dia 30 de julho.

Na reunião se manteve o acordo celebrado há mais de 20 anos, ficando proibida a prática de surf, durante a safra da Tainha, nas praias da Gamboa, Siriú, Centro, Barra e Vigia. Já as praias do Silveira, Ouvidor e Ferrugem terão sinalização e sistema de bandeiras orientando os surfistas quando está disponível ou proibida a prática esportiva. (Bandeira no alto surf proibido. Bandeira baixa surf liberado). No entanto, na Praia da Ferrugem o Surf será permitido no canto Norte, com limite de 250 metros ao Sul, situação que estará sinalizada com bandeiras.

O secretário de Agricultura e Pesca, Junior Gonçalves, o Juninho, menciona que, assim como em outros anos, as praias serão sinalizadas informando os visitantes sobre a norma celebrada entre as categorias.

No Plano de Manejo da Apa da Baleia Franca, aprovado no fim do ano passado, se estabelece algumas regras, como a proibição de práticas esportivas com embarcações motorizadas, incluindo a pesca amadora nas enseadas do Luz, Vermelha, Ouvidor, Barrinha (Ferrugem Sul) e Rosa . O documento diz ainda que é permitida a prática de esportes aquáticos e atividades náuticas no canto sul da praia do Silveira, na praia da Ferrugem (250m a partir do canto norte) e entre a Ilha do Batuta e a barra de Ibiraquera, durante a safra permissionada da tainha, no entanto é aceito a inclusão de acordos locais, que podem ser homologados junto a APA.

“Essa reunião é sempre importante para buscar a harmonia entre surfistas e pescadores e, principalmente, manter a tradição da pesca em nossa cidade. Ambas as categorias foram unanimes em manter os acordos celebrados há mais de duas décadas. Apesar de agora termos o Plano de Manejo, já fazíamos esse pacto localmente”, comenta Júnior.

Matéria atualizada em 29/04 às 12h40.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Reunião define acordo entre surfistas e pescadores para o período de pesca da Tainha

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Ram Lucas

Ram Lucas

Esta escrito no Plano de Manejo da APA da Baleia Franca, publicado em dezembro de 2018, pagina 79, item 60: É permitida a prática de esportes aquáticos e atividades náuticas no canto sul da praia do Silveira, na praia da Ferrugem (250m a partir do canto norte) e entre a Ilha do Batuta e a barra de Ibiraquera, durante a safra permissionada da tainha, em conformidade com acordos homologados pela APABF.
★★★☆☆DIA 28.04.19 08h34RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/