viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Samu recebe outra ambulância e serviço deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (20)

Após quase dois meses sem viatura, finalmente chega outra ambulância para atender a população. Durante a temporada de verão o serviço atende mais de 100 chamados por mês.

Samu recebe outra ambulância e serviço deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (20)
Viatura que irá atender Garopaba e região chegou no dia 10 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garopaba)

Há 50 dias o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Garopaba está sem ambulância. A viatura oficial do serviço foi baixada por não ter mais condições de funcionar. Uma ambulância usada chegou ao município e a equipe deve voltar a atender os chamados no próximo dia 20, conforme comunicou a prefeitura de Garopaba em sua Fanpage, no Facebook. A previsão inicial era que a ambulância chegasse no dia 5 de dezembro.

Leia também: Saúde de Garopaba tem nova ambulância

No fim do mês passado, em entrevista ao Notícias In Foco, a secretária de saúde Tatiane Ávila Pacheco disse que a gestão municipal aguarda uma nova ambulância desde novembro do ano passado, no entanto, a promessa não se cumpriu e a viatura local acabou tendo a vida útil encerrada.

As equipes do serviço chegaram a utilizar uma ambulância do município por alguns dias, mas por questões burocráticas a viatura não pode continuar operando. O Samu atende chamadas de uma regulação, sendo assim, a equipe pode ser deslocada para qualquer situação de urgência, inclusive em outros municípios. Sem ambulância, os funcionários do Samu, que são contratados pela prefeitura, cumprem horário na Policlínica da cidade.

Por mês, no inverno, o Samu de Garopaba atende mais de 60 chamados. No verão o número de ocorrências é significativamente maior, segundo registros do órgão. A rede federal do Samu conta com apoio dos estados e municípios que, na maioria das vezes, arca com maior parte dos custos operacionais. Em Garopaba, por exemplo, a prefeitura é responsável por 65% do custeio da operação. O Ministério da Saúde repassa por mês R$ 13,5 mil e o município completa com mais R$ 40 mil para manter o serviço. “Muitos municípios no Estado estão com a intenção de devolver suas unidades ao Estado, pois o recurso repassado pelo Governo Federal é insuficiente”, complementa Tatiane.

Se nada mudar quanto a gestão e funcionamento do Samu, são grandes as chances de Garopaba ter o próprio serviço. Segundo Tatiane, o projeto do “Garopaba Mais Saúde” – nome que deve ter o serviço próprio – já está pronto e deve atender somente a população local.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Samu recebe outra ambulância e serviço deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (20)

Enviando Comentário Fechar :/