viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

SC sem canudos plásticos

Lei que proíbe o uso de canudos plásticos descartáveis no Estado foi aprovada nesta terça-feira (16) na Alesc. Leia esse e outros assuntos na coluna Pelo Estado.

SC sem canudos plásticos
(Foto: Divulgação)

Finalmente Santa Catarina tem agora sua lei estadual que proíbe o uso de canudos plásticos descartáveis no estado. Só serão aceitos os biodegradáveis ou similares. Projeto de Lei neste sentido, de autoria do deputado João Amin (PP) em colaboração com a Federação das Indústrias (Fiesc), a Associação Brasileira dos Descartáveis Plásticos e o Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos de Santa Catarina, foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa.

Há um clima de otimismo no ar

A economia de Santa Catarina cresceu 7,1% em 2018, conforme Índice de Performance Econômica (Iper-SC), divulgado ontem pela Federação das Associações Empresariais (Facisc). O presidente da entidade, Jonny Zulauf, vê no resultado um motivo a mais não só para comemorar, mas para investir. E orientou o empresariado catarinense a usar o índice como argumento na captação de investimentos e financiamentos. Isso porque o percentual catarinense ficou acima da média nacional, indicando, portanto, um ritmo de recuperação econômica mais forte na comparação com os demais estados. As regiões do estado que registraram maior crescimento foram Vale do Itajaí (10,18%) e Norte (8,23%). As que tiveram maior recuo foram Alto Vale (-1,18%), Planalto Norte (-1,09%) e Oeste (-0,21%). Na comparação do quarto trimestre de 2018 sobre o imediatamente anterior, a região que mais se destaca é o Noroeste catarinense, com crescimento de 6,48% no período. Por outro lado, no mesmo período a Serra foi a região de pior desempenho, com 0,83% negativos. De um modo geral, a recuperação tem a ver com a movimentação dos portos que operam no estado e à forte diversificação setorial.

Temporada de negociações

Passagem do ex-governador Eduardo Moreira na reunião de ontem da bancada de deputados do MDB teve um momento só para avaliar o momento do partido. Moreira pretende conversar com o senador Dário Berger para ajudar a construir o encaminhamento sobre a convenção estadual. Outras lideranças do partido também serão procuradas por Moreira, que pretende voltar a se reunir com a bancada na próxima semana. O empenho do ex-governador parece ser no sentido de unificar o partido, provavelmente na busca de um consenso. Não deu sinais de querer participar da convenção, prevista para maio, na condição de candidato.

"Todos os veículos noticiaram que o governo resolveu fazer contingenciamento de recursos. De qual rodovia? A abençoada BR-282, a obra estava andando e agora novamente paralisa"

Deputado Mauro de Nadal (MDB), sobre o contingenciamento de recursos para as obras de recuperação da BR-282 entre Chapecó e São Miguel do Oeste, pelo governo federal

Audiências públicas

Na próxima semana, dias 23, 24 e 25, serão realizadas as primeiras audiências públicas para debater a proposta de reforma administrativa do Executivo estadual. As audiências vão acontecer no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, abertas à participação de 40 inscritos do público. A cada dia serão debatidos temas específicos da reforma.

Acordo para precatórios 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-SC), por meio da Câmara de Conciliação de Precatórios, lançou edital convocando interessados em celebrar acordo para recebimento mais rápido de precatórios (dívidas reconhecidas em decisões judiciais). São R$ 250 milhões para negociação com os credores que apresentarem proposta de deságio de 20% a 40% do valor original. Em 2019, o processo está mais simplificado, com possibilidade de encaminhamento das propostas por e-mail. O prazo para envio vai de 22 de abril a 3 de maio. Informações em www.pge.sc.gov.br.

Trabalho pioneiro 

A Associação Catarinense de Oftalmologia elegeu a Diretoria que estará à frente da entidade durante o biênio 2019-2021. O novo presidente é João Artur Etz Júnior, de Chapecó, que tem como vice Ayrton Roberto Branco Ramos, de Florianópolis, presidente nos dois últimos mandatos. A nominata inclui representantes de todas as regiões de Santa Catarina. Entre as metas da nova diretoria está a continuidade de ações como o projeto "Saúde dos Olhos", pioneiro no país, que deve ser intensificado ao longo dos próximos anos, levando informações à população sobre o papel do oftalmologista na identificação e tratamento de doenças.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para SC sem canudos plásticos

Enviando Comentário Fechar :/