viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região

Seis fêmeas adultas estavam cada uma com um filhote. Temporada de reprodução e amamentação segue até novembro.

Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região
Baleias-francas já são registradas em grande número na região. (Fotos: Carolina Bezamat/SCPar Porto de Imbituba_

Quinze baleias-francas foram avistadas neste domingo (28), no Litoral Sul do Estado, no primeiro sobrevoo da temporada. Seis fêmeas estavam com filhotes, além de outros três animais adultos. O registro foi feito em praias de Laguna e Imbituba.

A maior concentração foi registrada em Imbituba, com 13 cetáceos. Segundo a pesquisadora do Instituto Australis, Karina Groch, o número de animais vistos durante o sobrevoo foi abaixo da média. Em 2018, foram avistadas 36 baleias-francas.

“O número registrado neste sobrevoo já era esperado, uma vez que ano passado tivemos uma espécie de ‘boom’ de baleias que possivelmente não reproduziram em anos anteriores, dentro do seu ciclo regular de intervalo entre filhotes, de três anos, aumentando este intervalo”. Explica.

Karina explica ainda que outros fatores podem influenciar no número de baleias em áreas reprodutivas, como por exemplo, o número de alimentos. “Quanto mais alimento disponível, mais baleias podem migrar para áreas de reprodução, e vice-versa. Além disso, as baleias que vêm para o Brasil também podem parir seus filhotes na Argentina, que é uma área de reprodução mais próxima às áreas de alimentação".

O sobrevoo, executado pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, é realizado pela SCPar Porto de Imbituba em parceria com o Instituto Australis em toda a área de preservação ambiental, que vai de Florianópolis até Balneário Rincão. Neste primeiro, o monitoramento se estendeu até Torres (RS).

Todas as fêmeas e um dos adultos avistados já estão catalogados pelo Instituto Australis. Uma das baleias é uma velha conhecida dos pesquisadores, vista desde 1998.

Os próximos sobrevoos estão marcados para setembro, pico de avistagem da espécie, e novembro, no fim da temporada.

Além dos três sobrevoos, o monitoramento terrestre ocorre diariamente, em dois pontos de observação, nas enseadas das praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba. O tempo de observação padrão é de seis horas diárias, divididas em dois turnos, podendo variar de acordo com a quantidade de horas/luz, condições climáticas, bem como a movimentação dos navios.

  • Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região - Foto 1
  • Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região - Foto 2
  • Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região - Foto 3
  • Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região - Foto 4
  • Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região - Foto 5

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Sobrevoo de monitoramento registra 15 baleias-francas em praias da região

Enviando Comentário Fechar :/