brde

BRDE

viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Turistas e moradores estão cada vez mais preocupados com a balneabilidade

A qualidade da água das praias de Santa Catarina tem refletido no cenário turístico; turistas do Brasil e do exterior tem pesquisado, de casa, a condição das praias no Site e APP do Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA). Garopaba e Imbituba permanecem com 100% de balneabilidade nos pontos analisados.

Turistas e moradores estão cada vez mais preocupados com a balneabilidade
(Foto: Ristiano Estrela/Secom/SC)

Os turistas que procuram o Litoral catarinense estão mais exigentes com relação à qualidade da água das praias que pretendem frequentar. Isso é o que mostra os resultados divulgados essa semana pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com relação aos acessos as plataformas que divulgam a condição de balneabilidade no Estado.

O site de balneabilidade do Instituto registrou um aumento de 53% no número de acessos, em comparação com o mesmo período de 2018. De 1º de dezembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020, o portal totalizou mais de 132 mil acessos de usuários do Brasil e do exterior. Os catarinenses lideram as buscas, seguidos pelos paranaenses, gaúchos e paulistas.

De fora do país, os principais são os argentinos, paraguaios e uruguaios. O monitoramento é semanal na alta temporada e avalia a existência de esgoto na água, o que é verificado por meio da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes. No total, são 231 pontos analisados em 500 km da costa de SC.

O último relatório, divulgado no último dia 17, o sétimo da temporada, aponta mais uma vez que todas as praias de Garopaba e Imbituba, que são realizadas coletas para análise, estão próprias ao banho.

Em Bombinhas, cidade onde é cobrada a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), os pontos impróprios diminuíram, agora são dois. Já em Governador Celso Ramos, onde também é cobrado pedágio dos turistas, o número de pontos impróprios continua cinco.

Em Palhoça dois pontos não são recomendados ao banho: na Praia da Pinheira, na Rua Beira Rio e na Praia de Fora, na Rua Antônio Júlio Fernandes. O resultado completo pode ser acessado aqui.

O próximo relatório será divulgado nesta sexta-feira (24) e pode ser acessado no site do IMA ou no aplicativo Praias SC, disponível para android.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Turistas e moradores estão cada vez mais preocupados com a balneabilidade

Enviando Comentário Fechar :/