viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Vazio funcional

O deputado Neodi Saretta (PT) pede explicações ao Executivo estadual sobre a exoneração dos servidores efetivos do Estado lotados no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). Os profissionais ocupavam cargos comissionados.

Vazio funcional
(Foto: Divulgação/Agencia/AL)

O deputado Neodi Saretta (PT) encaminhou ao secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, um pedido de informação sobre a exoneração dos servidores efetivos do Estado lotados no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e que ocupavam cargos comissionados na direção - diretor geral, gerente Administrativo e gerente Técnico, por exemplo. Segundo o parlamentar, trata-se de uma consequência da reforma administrativa, que retirou o Cepon da lista de hospitais públicos do Estado, desvinculando-o da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Saretta, que é presidente da Comissão de Saúde no Legislativo, destacou da Tribuna que a situação é "muito preocupante", já que 172 profissionais do Estado caíram em um vazio funcional. "Há uma lei estadual que diz que os cargos de direção devem ser efetivos. São mais de 170 servidores e nossa preocupação é não perder esses profissionais, inclusive 40 médicos oncologistas", observou. Saretta também relatou que o Estado tem uma dívida de R$ 40 milhões com o Cepon e que o repasse para a entidade no orçamento anual diminuiu R$ 12 milhões.

Ainda o Cepon 

Vale destacar que, com a inauguração do centro cirúrgico, aumentou a demanda por serviços do Cepon, o que exigiu um o aumento no número de colaboradores. Na semana passada a Coluna Pelo Estado já tratou desse assunto, a partir de manifestação do deputado João Amin (PP).

Prêmio Zilda Arns vai para... 

A socióloga e escritora catarinense Clarice Carneiro Baccini está entre os cinco finalistas do Prêmio Zilda Arns pela Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. Ela foi indicada pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e disputou a designação com o Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, indicado pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC). A votação aconteceu na tarde dessa quarta-feira (03), na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Os cinco homenageados escolhidos serão premiados no dia 2 de outubro, no Salão Nobre da Câmara. "Além de socióloga e escritora, Clarice Carneiro Bacinni é especialista em gerontologia com vasta pesquisa e experiência com idosos. Uma grande referência de assistência e humanismo, exemplo de fé e voluntariado", destacou Carmen. Beirando os 91 anos, a socióloga reside em Florianópolis e há um ano lançou o livro Longevidade: como lidar com ela. A obra foi feita a partir de anos de acompanhamento de idosos em asilos da Capital catarinense. O prêmio consiste em um reconhecimento público a quem tem uma história exemplar como o da própria Zilda Arns Neumann, médica pediatra catarinense que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. A médica morreu em 2010, no terremoto que devastou o Haiti.

Visita adiada

A visita do Ministro da Justiça, Sérgio Moro, a Santa Catarina, que seria realizada no dia 12 de julho, será adiada. O pedido foi confirmado na tarde de ontem, pelo Ministério, ao deputado Daniel Freitas (PSL-SC), que fez o convite para que Moro cumprisse agenda em Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

Roteiro mantido 

O motivo da transferência é a visita programada do presidente Jair Bolsonaro ao Estado, que deve acontecer entre os dias 12 e 15 de julho (a confirmar) e a outra agenda que Moro deverá cumprir no exterior. O roteiro, no entanto, permanece o mesmo: pela manhã em Criciúma para palestra na Associação Empresarial (ACIC); à tarde coletiva de imprensa em Tubarão e palestra da Unisul; à noite, já em Florianópolis, ato de entrega de equipamentos para a Segurança Pública catarinense.

Mais prazo 

O Programa Ciência na Escola (PCE), que abriu chamada pública para selecionar propostas voltadas à Ciência apresentadas por redes que envolvam escolas, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação, prorrogou o prazo de inscrição para 12 de julho. Mais informações no link twixar.me/9PK1

Oportunidade

O Arena Sebrae-SC, programado para sexta-feira e sábado (5 e 6), em Xanxerê, é um evento gratuito e inclui diferentes formas de estimular empresários e potenciais empreendedores a desenvolverem habilidades de negócios. Além de Xanxerê, o evento será realizado em São José, Joaçaba, Lages, Joinville, Timbó, São Miguel do Oeste e Itajaí. Inscrições pelo link sebrae.sc/arena-xanxere

Defesa Civil mantém alerta para temperaturas baixíssimas em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente entre esta quinta-feira (4) e domingo (7).

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Vazio funcional

Enviando Comentário Fechar :/