viva-bicho-81

Viva Bicho

viva-bicho

Viva Bicho

Publicidade Posts

tmw-telecom

TMW Telecom

Vigilância Epidemiológica confirma caso de meningite não transmissível em Garopaba

Paciente, morador de Garopaba, foi atendido no último dia 21 e transferido para o Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis. Bactéria causadora da doença não tem capacidade de gerar surtos por não ser transmissível.

Vigilância Epidemiológica confirma caso de meningite não transmissível em Garopaba
Paciente foi diagnosticado com meningite bacteriana causada pelo pneumococo, que não tem capacidade de gerar surtos. (Foto: Reprodução/Internet)

A Vigilância Epidemiológica de Garopaba informou, por meio de nota, na manhã desta segunda-feira (29), que o caso do paciente atendido na semana passada no município com suspeita de meningite foi confirmado. O atendimento ocorreu no último dia 21 e o paciente, que reside no município, foi transferido ao Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, onde estava sendo monitorado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE).

O caso, no entanto, apesar da gravidade, não deve causar preocupação na população já que se trata de meningite pneumocócica. A doença, causada pela bactéria “Streptococcus pneumoniae”, não é transmissível.

“A grande diferença dessa bactéria é que não ela não é transmissível, pois faz parte da flora normal do corpo humano, ou seja, todo mundo tem. No entanto, se a pessoa tem uma amidalite ou sinusite, por exemplo, o estado de saúde dessa pessoa pode se complicar e levar a esse tipo de meningite.” Explicam a secretária de saúde, Luciana de Abreu Corrêa, e Eduarda Serafim Pacheco, responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Meningite bacteriana

Os principais sintomas da meningite bacteriana são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca. Em crianças menores de um ano de idade, esses sintomas podem não ser tão evidentes e os pais ou responsáveis devem atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, fungos, bactérias, protozoários e também por agentes não infecciosos. As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar a morte.

Publicidade Posts

Publicidade Posts

Compartilhe isso
Comentários

Olá, deixe seu comentário para Vigilância Epidemiológica confirma caso de meningite não transmissível em Garopaba

Enviando Comentário Fechar :/